20 de Novembro – Dia da Consciência Negra, dia de Luta!

20 de Novembro – Dia da Consciência Negra, dia de Luta!

O Dia da Consciência Negra foi celebrado hoje (20), em todo Brasil, é data de profunda reflexão. Mesmo com todos os avanços dos governos progressistas, mesmo sendo 2019 o ano em que os negros pela primeira vez se consolidaram como maioria no Ensino Superior, ainda há muita luta a ser feita. Prova disso foi que, em plena Semana da Consciência Negra, discursos racistas de Deputados Federais do PSL em plena Câmara dos Deputados, ganharam as páginas de todos os jornais do país.

Os números não mentem, o Brasil é um país muito racista. Trabalhadores brancos ganham 74% mais que os trabalhadores negros em mesmas funções; o abismo é ainda maior se o recorte for comparando o homem branco à mulher negra. É três vezes maior o número de negros mortos por ações violentas do que brancos; e a população negra corresponde a 65% de toda a população carcerária do país. A cada cinco pessoas resgatadas em situação de trabalho escravo ou análogo à escravidão, 4 são negras. O analfabetismo entre os negros chega a 9,1% contra 3% na população branca.

Os dados acima citados refletem a grave marca da escravidão do nosso país. Em mais de cinco séculos, os negros e negras sempre foram relegados a uma situação de marginalidade social em nosso país e isso reflete nas gerações atuais. São negros os principais moradores das comunidades mais pobres enquanto os brancos habitam os altos IPTUs das zonas ricas das principais cidades. É a população negra que mais sofre com a falta de políticas públicas de educação, saúde e saneamento. Essa desigualdade é profundamente racista e, nessa data tão importante, precisa ser refletida por agentes públicos e movimentos sociais.

A Luta pela Igualdade Racial, contra todas as formas de racismo e opressão, é uma das bandeiras do Sindicalismo Classista. Nós, da CTB Rio de Janeiro, empunhamos essa bandeira e chamamos todos e todas a lutar por um Brasil e um mundo livre de Racismo, livre de opressões, livre de todos os preconceitos!

Dia 20 de Novembro é Dia de Luta!

Escolhido como data para marcar a Consciência Negra, o 20 de Novembro é a data que marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão, não é feriado nacional.

Zumbi é um herói nacional e o único da história do Brasil que foi construído de baixo para cima, pelo povo, pela comunidade negra. Ele não é herói dos negros, pura e simplesmente, como se quer caracterizar, mas um herói da pátria. Ele está inscrito no Panteão da República e ainda não tem a reverência que deveria ter do Estado brasileiro.

No Rio de Janeiro, a Lei Estadual 8623/2019, dos deputados André Ceciliano e Waldeck Carneiro (PT), que reconhece o marinheiro João Cândido Felisberto, conhecido como Almirante Negro, como herói do Rio de Janeiro.

João Cândido foi líder da Revolta da Chibata, um motim de marinheiros ocorrido em 1910, contra o uso de chibatadas por oficiais como punição para militares subalternos.

Leia também...

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancelar comentário