ABANDONADA PELO GOVERNO, UERJ ADIA NOVAMENTE RETORNO ÀS AULAS

ABANDONADA PELO GOVERNO, UERJ ADIA NOVAMENTE RETORNO ÀS AULAS

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) adiou novamente o retorno às aulas. A decisão foi tomada pelo Fórum de Diretores, nesta quinta-feira, sob a alegação de que a instituição ainda não recebeu repasse do governo para o pagamento dos serviços de 2017.

De acordo com o Fórum, a instituição está sem bandejão e coleta de lixo, os funcionários da limpeza também teriam sido demitidos pela empresa terceirizada. A universidade alega ainda que os nove mil bolsistas ainda não receberam as bolsas deste ano. A universidade teria uma dívida acumulada de 350 milhões e os serviços essenciais, como o fornecimento de luz, só estariam ativos graças a liminares ganhas na Justiça.

Segundo a universidade, mesmo com o compromisso da administração de retornar às atividades 48 horas após a apresentação de um calendário de custeio, o governo do Rio ainda teria não apresentado nenhum plano concreto para o reestabelecimento dos serviços básicos de manutenção da instituição.

Ainda de acordo com o Fórum, os funcionários da Uerj ainda têm vencimentos de 2016 não recebidos. Os professores e técnicos teriam recebido no mês de março apenas duas parcelas do salário de janeiro. Os professores admitidos por contrato não receberam ainda os vencimentos de novembro de um 2016.

Segundo a instituição, o secretário de Ciência e Tecnologia, Pedro Fernandes, abriu um canal de diálogo. No entanto, não garantiu verbas para o pagamento das empresas terceirizadas.

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *