Após reunião com Caixa, CTB RJ orienta trabalhadores a monitorar FGTS

Após reunião com Caixa, CTB RJ orienta trabalhadores a monitorar FGTS

A CTB Rio de Janeiro recebeu, em sua sede, representantes da Caixa Econômica Federal para conversar sobre questões referentes ao Fundo de Garantia. Na conversa, foi apresentado à central o modelo de monitoramento que a classe trabalhadora pode ter sobre os depósitos no seu FGTS, evitando surpresas desagradáveis ao fim de seus contatos de serviço. Diante da conversa, o Presidente da CTB RJ garantiu que a Central irá divulgar o serviço e orientar os trabalhadores a acompanharem a movimentação de suas contas.

Serviço gratuito SMS FGTS oferece comodidade a trabalhadores e empregadores

A CAIXA oferece gratuitamente aos trabalhadores o serviço de envio de mensagens por SMS, para acesso às informações sobre as movimentações em sua conta vinculada.

Os avisos via SMS informam sobre o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias e, quando houver, a liberação de saque ou ajustes na conta.

O sucesso da nova ferramenta traduz-se em números: mais de 20 milhões de trabalhadores já recebem seu Extrato de FGTS por SMS.

Além das vantagens ao Trabalhador, que possuirá maior autonomia para o acompanhamento do seu extrato de FGTS, e sem gastos em seu pacote de dados de celular, o serviço também oferece ao Empregador uma excelente oportunidade de qualificação e atualização cadastral na base de dados de FGTS. Por se tratar de um efetivo instrumento de combate à fraude, a ferramenta auxilia as empresas na redução das demandas de extratos junto às áreas de recursos humanos.

A adesão ao serviço pode ser realizada diretamente pelos trabalhadores no site da CAIXA da seguinte forma: após clicar em “Benefícios e Programas”, escolher a opção FGTS, selecionar “Acompanhe via SMS”, clicar na opção “Cadastre seu celular”. Caso o trabalhador não possua senha, basta selecionar a opção “cadastrar senha” e seguir o passo a passo.

A CAIXA também oferece às empresas a opção de Adesão ao SMS FGTS em lote, por meio de um Convênio firmado entre CAIXA e Empresa, e validado após assinatura do Termo de Colaboração e Uso de Informações.

Os dados necessários para adesão dos trabalhadores ao serviço SMS FGTS são CPF e número do celular com DDD. O sigilo e a segurança das informações prestadas são garantidas pela CAIXA, conforme consta na cláusula 3ª do referido Termo.

Além disso, através da adesão em lote a empresa poderá obter a qualificação dos dados dos trabalhadores na base do FGTS. Dessa forma, o benefício da obtenção dos dados consistidos também inclui o eSocial. Para tal devem ser acrescidos os seguintes dados: nome, endereço, nome da mãe, data de nascimento e PIS.

As empresas interessadas em receber as orientações necessárias ao cadastramento de seus empregados no serviço de SMS FGTS podem entrar em contato com a CAIXA, através da Coordenação de Relacionamento da CEFGO – Centralizadora Nacional de Operações Para o Governo FGTS, pelo email cefgo15@caixa.gov.br com o seguinte assunto: “Adesão ao SMS FGTS em Lote”.

A Coordenação de Relacionamento da CEFGO, que representa a CAIXA enquanto Agente Operador do FGTS, no âmbito do Rio de Janeiro, tem por objetivo a reciprocidade relacional, onde o SMS em Lote e a Arrecadação de Guias na CAIXA destacam-se entre as estratégias negociais do FGTS.

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *