BANCÁRIOS DA CTB PARTICIPAM DE PARALISAÇÃO DO SINDICATO NO BANCO ITAÚ

BANCÁRIOS DA CTB PARTICIPAM DE PARALISAÇÃO DO SINDICATO NO BANCO ITAÚ

Os bancários cetebistas participaram ativamente da paralisação de quatro agências do Banco Itaú, realizada hoje (27) nos arredores da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro. A paralisação foi feita pelo fechamento de quatro agências: a Rio-Rosário (6135), a Rio – Rua Sete de Setembro (8475), a Treze de Maio (8468) e Rio – Aranha (8159). Os trabalhadores das agências ainda não sabem para onde serão transferidos em caso de fechamento.

Outra crítica feita pelos trabalhadores é a de que o banco descumpre a Resolução 2.878 do Conselho Monetário Nacional (CMN), de 26 de julho de 2001, que em seu artigo 15 proíbbe as instituições financeiras de restringir ou negar o atendimento pelos meios convencionais, mesmo com a hipótese de atendimento alternativo eletrônico.

O Banco Itaú, que lucrou R$ 15 bilhões até Setembro de 2014, tem o histórico de ações contra os trabalhadores e a população. Em 2014, mesmo com o lucro bilionário foram 308 demissões. Segundo o membro do Conselho Fiscal da CTB-RJ e do Sindicato dos Bancários, Marcelo Ribeiro, a atividade de hoje foi importante para mobilizar a categoria contra os abusos do banco.  Nas palavras do cetebista:

– Paralisamos hoje quatro agências no Centro do Rio de Janeiro para conscientizar os trabalhadores sobre o fechamento das agências promovido pelo Banco Itaú e os consequentes problemas advindos deste fechamento como demissões, cobranças de metas e outras questões.

O cetebista convocou os bancários do Itaú para uma reunião na próxima quinta-feira (29), às 18 horas, na Avenida Presidente Vargas 502 – 15º andar e salientou que “a presença de todos os bancários do Itaú é fundamenta para debater a estratégica de ação para abrir uma discussão com o banco visando preservar os postos de trabalho”.

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *