Centrais Sindicais repudiam ataques do TRE-RJ ao movimento sindical

Centrais Sindicais repudiam ataques do TRE-RJ ao movimento sindical

As Centrais Sindicais abaixo assinadas, reunidas na sede da Força Sindical-RJ, manifestam conjuntamente a presente nota de repúdio aos ataques promovidos pelo Tribunal Regional Eleitoral à livre manifestação política das entidades de classe.

Enxergamos, nas últimas ações do TRE, que promoveu invasões a entidades em Volta Redonda, Macaé e Niterói, grave violação do Estado Democrático de Direito e enxergamos na perseguição ao jornal Brasil de Fato, uma grave violação da liberdade de imprensa. Os Sindicatos são entidades políticas em sua essência, representam a classe trabalhadora e seus interesses, toda tentativa de silenciá-los é um grave ataque à democracia, ao qual resistiremos e combateremos.

Os fiscais do tribunal se escondiam atrás de uma suposta busca por propaganda irregular, mas na prática agem como censores tentando impedir a circulação de boletins sindicais e confiscando jornal devidamente registrado e de reconhecida circulação pelo estado do Rio de Janeiro.

Consideramos absurda a perseguição ao Jornal Brasil de Fato, de baixa circulação, enquanto nenhuma atitude é tomada contra, por exemplo, a revista Isto É, que já segue para a terceira capa deliberadamente panfletária contra a candidatura de Fernando Haddad.

A democracia brasileira precisa de um poder judiciário que cuide da lisura do processo, que investigue as denúncias de Caixa 2, que combata as “fake news” e que não se acovarde diante de ameaças ou se guie por interesses que não sejam a garantia da democracia e da soberania de nosso povo e não de um tribunal que persiga entidades sindicais para criar factóides sem sentido e se acovarde diante das ameaças autoritárias que rondam nosso país.

 

Rio de Janeiro, 23 de Outubro de 2018

 

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – RJ

Central Única dos Trabalhadores – RJ

Força Sindical – RJ

Central dos Sindicatos Brasileiros – RJ

Nova Central Sindical dos Trabalhadores – RJ

União Geral dos Trabalhadores – RJ

Leia também...

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancelar comentário