CETEBISTAS PARTICIPAM DE CONFERÊNCIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES DO RJ

CETEBISTAS PARTICIPAM DE CONFERÊNCIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES DO RJ

A CTB-RJ, através da sua Secretaria de Política para as Mulheres, participou, na sexta-feira e sábado (11 e 12/09), da IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres do Rio, que debateu o tema da Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres: “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres”. O evento, realizado no Centro de Convenções SulAmérica, reuniu cerca de 600 mulheres, entre representantes do poder público, da sociedade civil, de movimentos feministas, partidos políticos e centrais sindicais. A CTB-RJ fez parte da Comissão Organizadora da Conferência e na avaliação de Katia Branco:

– Fazemos uma avaliação positiva da atividade que contou com mulheres de várias associações, grupos feministas, movimentos sindicais, ONGs e partidos políticos. Foi uma conferência bem ampla que atingiu os seus objetivos. Agora vamos nos preparar para a Conferência Estadual que vai acontecer nos dias 05 e 06 de Dezembro no Hotel Guanabara, no centro do Rio de Janeiro.

A mesa de abertura foi presidida pela secretária da SPM-Rio Ana Rocha e contou com a secretária Executiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) Linda Goulart, o secretário executivo de Coordenação do Governo da Prefeitura do Rio Pedro Paulo, representando o prefeito Eduardo Paes, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), a superintendente de Políticas Intersetoriais Ciomara Santos, representando a subsecretaria de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio de Janeiro (SPMulheres), a deputada enfermeira e presidente de Comissão de Mulheres da ALERJ Rejane Almeida, a vereadora e presidente da Comissão de Mulheres na Câmara de Vereadores Tânia Bastos, a juíza Adriana Mello, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ) e as representantes da sociedade civil e integrantes da Comissão Organizadora, Eleuteria Amora pela CAMTRA, Angela Sá pela União Brasileira de Mulheres (UBM) e Marcelle Esteves pelo Fórum de Mulheres Negras.

No segundo dia de conferência, as participantes apresentaram os relatos dos trabalhos em grupo, discutidos no dia anterior, sobre os quatro eixos: “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; e “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.

As mulheres avaliaram o que já está em desenvolvimento e definiram estratégias para avançar, apontando caminhos e mecanismos que contribuam para o fortalecimento das politicas públicas para as mulheres. Entre as propostas estão: a criação do sistema Nacional de Politica para as Mulheres e do Fundo Nacional, Estadual e Municipal (com efetiva participação, transparência e controle social) para atender as políticas para mulheres nos Estados e Municípios; introdução das políticas de gênero, raça, etnia, nas escolas, a partir da educação infantil, através da articulação da SPM-Rio e Secretaria de Educação, podendo-se contar com o apoio da câmara temática da SPM-Rio; instituição de programa de valorização e visibilidade do futebol feminino possibilitando sua inserção na disciplina /matéria da educação física das escolas públicas municipais e estaduais e Mobilização e articulação dos grupos de mulheres negras junto ao conselho. A forte presença da zona oeste colocou como uma das principais demandas, a criação de um Centro Especializado de Atendimento a Mulher Vítima de Violência Doméstica na região.

Após o almoço, as participantes assistiram o grupo musical Raízes Africanas, expoente de resistência das raízes africanas e da cultura brasileira.

No fim do dia, foi realizada também a eleição das delegadas municipais que participarão da IV Conferência Estadual, que acontecerá em dezembro deste ano.

Abaixo, algumas fotos da atividade.

 

bd8cf5133b55b112c49607c447f5d195

12002558_471525516353861_6401347433184100367_o

640d5a229235a7f086428c481a9f5526

384ebc581fd23728c2e41c9e75a0bd6b

01ea1a0115e7d1e722d683f8eca5acaf

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *