Começa o V Congresso da CTB Rio de Janeiro

Começa o V Congresso da CTB Rio de Janeiro

Começou, na noite de ontem (25) o V Congresso Estadual da CTB Rio de Janeiro. A atividade ocorre de forma totalmente virtual, em virtude da pandemia do novo coronavírus e reúne centenas de lideranças sindicais de todo estado do Rio de Janeiro.

O ato solene de abertura do congresso foi transmitido ao vivo pelo Facebook e Youtube da CTB Rio de Janeiro e sua transmissão na íntegra pode ser assistido no vídeo abaixo. A cerimônia contou com diversas lideranças dos movimentos sociais, de partidos políticos progressistas e importantes lideranças de movimentos sindicais.

O Presidente Paulo Sérgio Farias, fez uma avaliação da abertura do Congresso para o Portal CTB-RJ.

“O ato político de abertura do V Congresso da CTB-RJ foi um grande evento político. Pela primeira vez, esse ato de abertura se deu de forma totalmente virtual por conta de questões relacionadas à pandemia da Covid-19. A presença de diversas lideranças do movimento social, do movimento sindical e da política do estado, que adquire cada vez mais respeito e admiração pela sua coerência e defesa dos princípios fundantes da sua criação: ser plural, ser democrática, classista e de luta.”- afirmou Paulo Sérgio.

Congresso seguiu no sábado com grandes debates

Após a mesa de abertura, os delegados e delegadas ao V Congresso da CTB-RJ reuniram-se, novamente de forma virtual, na manhã de sábado (26), para iniciar os debates do Congresso. O Secretário Geral da CTB-RJ, Carlos Lima, iniciou os trabalhos com a leitura do regimento do congresso, que foi aprovado pelos delegados presentes. De forma unânime, além do regimento, os delegados elegeram a mesa diretora do Congresso.

Logo em seguida, estabeleceu-se a mesa que conduzirá os trabalhos do congresso sendo ela composta pelo Presidente Paulo Sérgio Farias, pelo Secretário de Finanças Eduardo Chamarelli, a Secretária da Mulher Trabalhadora Kátia Branco, a dirigente nacional da CTB e dirigente do Sindicato dos Comerciários Ana Paula Brito e pelo companheiro Mário Porto.

O Presidente da CTB-RJ, Paulo Sérgio Farias, então, fez a apresentação do balanço da diretoria que se encerrava e do plano de lutas da central para o próximo período. Após a fala do Presidente, o Secretário de Finanças Eduardo Chamarelli, auxiliado pela Secretária de Mulheres, Katia Branco e pelo dirigente da CTB Mário Porto, fez a apresentação da prestação de contas 2020 e da previsão orçamentária 2021. A Prestação de Contas e o Orçamento 2021 foram aprovados com apenas 1 abstenção e nenhum voto contrário.

Após a aprovação das contas, a mesa se desfez e os delegados e delegadas ao Congresso se dividiram em quatro grupos para debater as teses nacional e estadual do V Congresso da CTB.

O Presidente Paulo Sérgio Farias, fez uma avaliação positiva do segundo dia de Congresso:

“Nesse segundo dia de congresso, os delegados e delegadas debateram o balanço da direção que se encerra, o balanço financeiro e as teses nacional e estadual. A presença e participação da base cetebista tem sido uma das características do Congresso da CTB Rio de Janeiro. Com Certeza, a CTB-RJ sairá muito mais forte e coesa desse V Congresso.”- afirmou Paulo Sérgio, Presidente da CTB-RJ.

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *