CTB Jovem – Rio de Janeiro foi a maior bancada do Encontro Nacional da Juventude Trabalhadora

CTB Jovem – Rio de Janeiro foi a maior bancada do Encontro Nacional da Juventude Trabalhadora

A CTB Jovem – Rio de Janeiro, com cerca de 40 jovens, foi a maior bancada do 1º Encontro Nacional da Juventude Trabalhadora. A atividade aconteceu no último fim de semana (17 e 18) na cidade de São Paulo. O Secretário de Políticas para a Juventude Trabalhadora da CTB Rio de Janeiro, Vinicius Moraes, valorizou a realização do espaço e a mobilização da CTB-RJ:

“No momento em que a juventude é quem mais sofre com o desemprego e a falta de oportunidades, esse encontro, promovido pela CTB, se faz extremamente necessário. Aqui, tivemos a oportunidade de debater os temas que afligem a juventude trabalhadora e preparamos nossa militância para enfrentar os desafios que temos pela frente. Em especial para nós, da CTB Rio de Janeiro, que fizemos uma grande mobilização e fomos a maior bancada do encontro, esse espaço foi muito importante.” – disse Vinícius.

Com o tema “Queremos Futuro!”, o encontro reuniu centenas lideranças (com até 35 anos) de todo Brasil. O encontro aconteceu em um momento delicado para a juventude brasileira. Hoje, esse segmento é duramente afetado por uma altíssima taxa de desemprego, que chega a atingir 30% dos jovens. A informalidade é outro problema: cerca de 70% dos trabalhadores e trabalhadoras na faixa entre 18 e 29 anos não têm Carteira assinada.

“Bolsonaro promete a ampliação dos postos de trabalho àqueles que estão em busca do primeiro emprego através da MP 905. Porém, o que vemos é a ampliação da falta de perspectiva para os jovens, com a desoneração de encargos sociais e trabalhistas pagos pelos patrões, a taxação dos desempregados, a redução do adicional de periculosidade, FGTS, multa rescisória e até mesmo novas (e piores) modalidades para o recebimento do 13º salário” – afirmou Adilson Araújo, presidente nacional da CTB.

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *