CTB manifesta luto pelo falecimento do metalúrgico José Ferreira Nobre

CTB manifesta luto pelo falecimento do metalúrgico José Ferreira Nobre

A Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do companheiro José Ferreira Nobre, de 98 anos. Metalúrgico histórico, Nobre faleceu em virtude da Covid-19 na madrugada deste domingo, 28 de março de 2021. O metalúrgico deixa um legado de grandes lutas, sendo um dos grandes nomes da história do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro.

Sindicalizado desde 1947, Nobre era o sócio mais antigo do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro. Orgulhoso de sua ideologia, enchia o peito para se declarar comunista, sendo filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e se tornando rapidamente uma grande referência para todos que com ele conviveram.

Tal qual declarado pelo Sindimetal-Rio, as bandeiras da CTB também se inclinam nesse momento em homenagem ao grande camarada.

*Uma História de Lutas*

José Ferreira Nobre nasceu em Sergipe em 1923, no município de Itaporanga D’Ajuda, mais precisamente na Usina de Açúcar São José. Depois se mudou para São Cristóvão (SE), onde começou a trabalhar com 13 anos. 

Mais tarde foi para a Bahia, onde conheceu um soldador que veio do Rio de Janeiro. Foi com a indicação deste soldador que veio para o Rio conseguiu seu trabalho, em julho de 1947, na Indústria de Ferro e Aço, como ajudante de soldador e de caldeireiro. Em agosto do mesmo ano se filia ao Sindimetal-Rio e, aos poucos, vai se aproximando das lutas sindicais. 

Em 1951 concorreu pela primeira vez à direção do Sindicato, sendo derrotado, custando ainda seu emprego na Standard Electric por conta das “atividades políticas”. Em 1953, foi eleito para o Conselho Fiscal na chapa de Benedito Cerqueira. Ocupou ainda a diretoria de Saúde (1996-1999) e de Patrimônio (1999-2002). 

Aposentou-se em 1977, quando estava na White Martins, mas nunca deixou de estar presente em todas as atividades do Sindimetal-Rio. Foi por diversos mantados Presidente do Aposentados.

Camarada Nobre, presente, agora e sempre!!!

*Contém trechos da nota do Sindimetal-Rio

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *