Os bancários do Rio de Janeiro elegeram, com 76,81% dos votos válidos, a Chapa 1, para o triênio 2015/2018. No total, a Chapa 1 alcançou 8.540 votos. Adriana Nalesso, bancária do Itaú, foi eleita presidente do Sindicato e Paulo Matileti, da Caixa Econômica Federal, o vice-presidente. A Chapa 2 obteve 2.577 votos, totalizando 22,67% dos válidos.
A eleição do sindicato se deu num momento conjuntural complicado, entretanto, no decorrer do processo a categoria bancária conseguiu reconhecer o sindicato pelas suas ações e bandeiras de luta no dia a dia como a conquista de aumento real nas últimas campanhas salariais, vale cultura, 15ª cesta básica, prorrogação da licença maternidade e outros itens específicos que variam de banco para banco.
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil possui 21 diretores eleitos para a próxima gestão do Sindicato, sendo duas vagas na executiva da entidade que serão ocupadas pelo companheiro Robson de Oliveira Santos (Secretaria Geral) e Katia Branco (Secretaria de Políticas Sociais).
A posse da Chapa 1 ocorreu no dia 29 de maio e a nova diretoria eleita terá mandato até o ano de 2018. Na opinião do Secretário Geral da CTB-RJ, Carlos Alberto, o resultado é fruto de “um trabalho de longo prazo onde a CTB vem crescendo cada vez mais sua influência na categoria bancária. O sindicalismo classista tem uma voz importante entre os bancários. Juntamente com os demais companheiros da diretoria do sindicato estaremos consolidando uma ampla defesa da democracia e ampliação dos direitos dos trabalhadores.”
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *