CTB Rio de Janeiro convoca seu V Congresso Estadual para Junho de 2021

CTB Rio de Janeiro convoca seu V Congresso Estadual para Junho de 2021

Em comunicado divulgado pela Presidência e pela Secretaria Geral, foi publicizada a decisão da Diretoria Plena (reunida em 8 de Abril) que convocou o V Congresso Estadual da CTB Rio de Janeiro para os dias 26,27 e 28 de Junho de 2021.

O V CONGRESSO ESTADUAL DA CTB/RJ reunirá delegados e delegadas eleitos pelas entidades filiadas que estejam em dia com suas obrigações estatutárias e será regido pelas normas estabelecidas no Estatuto da Entidade e pelos Regimentos Nacional e Estadual aprovados. Tem como objetivo fundamental organizar, representar e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos, aposentados e pensionistas, na defesa dos seus interesses imediatos e históricos, conforme estabelece o Artigo 2° do Estatuto estadual.

Entre as Pautas do V Congresso Estadual da CTB-RJ estão: Conjuntura Internacional, Nacional e Estadual; Balanço político-organizativo e financeiro da CTB/RJ; Tema Nacional: “EM DEFESA DA VIDA, DA DEMOCRACIA, DA SOBERANIA E DOS DIREITOS”; Tema Estadual: LUTAS E PERSPECTIVAS DOS TRABALHADORES NO RIO DE JANEIRO; Plano de Lutas;  Alteração do Estatuto Social da CTB/RJ; Debate e deliberação sobre a unificação CGTB-CTB; Eleição da Direção Estadual e do Conselho Fiscal da CTB/RJ; e; Eleição dos delegados e delegadas ao V Congresso Nacional.

Na inscrição das delegações as entidades e núcleos filiados deverão observar a cota mínima de 30% de gênero. O número de delegados e delegadas que cada entidade poderá eleger, o prazo de inscrição e a taxa de participação serão enviados em outra comunicação.

Para poder inscrever delegados e delegadas as entidades filiadas devem estar em dia com as suas contribuições estatutárias. As entidades que porventura ainda não tenham celebrado acordos de quitação das suas contribuições poderão procurar a Secretaria de Finanças nesse período.

O Presidente da CTB-RJ, Paulo Sérgio Farias, comentou com exclusividade para o Portal CTB-RJ sobre o V Congresso da Central:

“A realização do V Congresso da CTB ocorre num momento ímpar da conjuntura política nacional e internacional. Os patrões, capitalistas com a conivência dos governos jogaram como sempre nas costas da classe trabalhadora o ônus dessa crise sistêmica que se prolonga desde 2008. O Brasil, a partir do golpe contra a presidenta Dilma, deu uma marcha a ré, um cavalo de pau na economia e nas perspectivas pensadas até pouco tempo atrás com a descoberta do pré-sal. O sonho de um projeto nacional se esvaiu com o golpe que as elites promoveram, o desemprego, a miséria e a fome retornaram e para piorar, a pandemia do Coronavírus escancarou todas as injustiças sociais brasileiras. O V Congresso nesse sentido se reveste de uma importância sem precedentes, pois será um momento importante para o movimento sindical classista refletir sobre os rumos a seguir e construir uma narrativa capaz de empolgar sua militância a ir à luta para derrotar o governo fascista, negacionista de Jair Bolsonaro e estabelecer as bases do reencontro da nação com a democracia, o desenvolvimento, a geração de empregos e a distribuição de renda.” – afirmou

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *