CTB-RJ declara apoio à Greve dos Trabalhadores por Aplicativo

CTB-RJ declara apoio à Greve dos Trabalhadores por Aplicativo

Durante essa pandemia, uma categoria específica ganhou muita importância para toda a sociedade: os trabalhadores por aplicativo. Seja no transporte privado, seja na entrega de mercadorias, essa categoria – composta majoritariamente por jovens – convive com condições de trabalho que não condizem com a importância de seu trabalho.

Os trabalhadores e trabalhadoras que, diante da falta de oportunidades no mercado formal de empregos não tiveram outra opção para se sustentar e optaram por essa modalidade precarizada, que não lhes dão nenhuma proteção social.

Como disse, em Live na última segunda-feia (29), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), “os trabalhadores por aplicativo usam das ferramentas do século XXI para trabalhar, porém convivem com os direitos trabalhistas do século XVIII”. Essa realidade precisa mudar!

Nós, da CTB RJ colocamos ao lado desses trabalhadores e trabalhadoras que, a duras penas, mantém ativo essa forma de comércio que rende lucros milionários aos patrões e declaramos total apoio à greve marcada para o próximo dia 1º de julho.

E através da CTB Jovem, alternativa que nossa central aponta na construção de um vigoroso movimento da juventude trabalhadora, revigorar e fortalecer o movimento sindical e desta forma, dar visibilidade a luta dos trabalhadores e trabalhadoras por aplicativos por direitos sociais e trabalhistas.

Convocamos, assim, todas nossas entidades filiadas a manifestarem tal apoio e orientarem suas bases a não pedir encomendas por aplicativos nesse dia 1º e a usarem as redes sociais (facebook, Twitter, Instagram) e lojas virtuais (app store e google play) para escreverem comentários manifestando seu apoio às pautas da categoria.

CTB, a Luta é Pra Valer

Rio de Janeiro, 30 de Junho de 2020

Paulo Sérgio Farias – Presidente da CTB RJ
Vinicius Oliveira – Secretário da Juventude Trabalhadora da CTB-RJ

Leia também...

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancelar comentário