CTB RJ, FETAG-RJ e FETAGRI-RJ: unidade para defender os trabalhadores do campo

CTB RJ, FETAG-RJ e FETAGRI-RJ: unidade para defender os trabalhadores do campo

O Presidente da CTB Rio de Janeiro, Paulo Sérgio Farias se reuniu, na última sexta-feira (20), com os presidentes da FETAG-RJ, Argemiro Estevam  e, da FETAGRI-RJ, Oto dos Santos (este também vice-presidente da CTB RJ) para analisar o quadro politico do país e em especial,  do Rio de Janeiro,  tendo como referência as modificações ocorridas na legislação trabalhista.

Os presidentes avaliaram que as alterações já se fazem presentes nas mesas de negociações onde os patrões desejam implementar medidas que retiram direitos e diminuição de salários e que é muito importante que as entidades de classe busquem ampliar seu quadro social,  filiando e mobilizando os trabalhadores contra os ataques aos seus direitos.

Os dirigentes se comprometeram a viabilizar as condições para o fortalecimento do sistema federativo da agricultura familiar e dos trabalhadores rurais assalariados. As medidas de ajustes internos também estão no radar das direções das federações. Outro aspecto debatido na reunião é o papel da agricultura familiar na economia do Estado, cada vez menor, atingida pela ausência de uma política voltada para o campo no estado, pelo avanço da construção de condomínios de moradias em municípios onde a agricultura familiar era uma das principais base da economia. Nesse sentido as federações decidiram realizar debates com candidatos ao governo do estado para debater o papel da agricultura familiar e as principais reivindicações dos trabalhadores do campo.

Ao fim da reunião, o presidente da FETAG, Argemiro Estevam, declarou que enxergar como uma necessidade política a filiação da FETAG à CTB e propôs a data de 15 de agosto a convocação da assembléia de filiação.

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *