CTB RJ repudia pedidos de intervenção militar e reafirma defesa da democracia

CTB RJ repudia pedidos de intervenção militar e reafirma defesa da democracia

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro manifesta, através da presente nota, sua preocupação com o discurso de lideranças das forças armadas, e de cidadãos e cidadãs da nossa sociedade, sobre uma possível intervenção das forças armadas na política nacional. Nós, enquanto central classista que defende a união entre os povos, a paz, a democracia e os direitos dos trabalhadores, repudiamos qualquer tipo agravamento da ruptura democrática que vivemos e dizemos um grande não a qualquer movimentação que nos transite de um golpe parlamentar para uma ditadura militar. A CTB RJ acredita que a saída para nosso país está na democracia.

Convém lembrar que o papel das Forças Armadas não é o de fazer qualquer tipo de ação política no país. A defesa da nossa soberania e das instituições não pode ser confundida com uma intervenção nos rumos políticos, sociais e econômicos do país. Não existe autoridade das forças armadas para decidir que chegou a hora de intervir. Cabe a elas se sujeitar aos três poderes e cumprir suas funções constitucionais.

Nosso país saiu, há poucas décadas, de um regime que nos deixou profundas marcas. Nossas instituições, como a polícia militar, ainda conservam o caráter autoritário e abusivo que marcou o regime de exceção implantado pelos militares. As Forças Armadas criaram um capítulo dos mais sangrentos e chocantes da história desse país. Destruíram famílias, caçaram aqueles que se opunham politicamente e deixaram um rastro de mães que até hoje buscam o direito de poder enterrar seus próprios filhos.

Defender o retorno dos militares ao poder é ser contra o Brasil, contra a democracia e contra nosso povo. Não se encontra solução para os problemas do país voltando a um passado marcado por sequestros, torturas e assassinatos. O caminho é seguir em frente derrotando as forças golpistas, restabelecendo o regime democrático e instituindo um novo governo de diálogo com os trabalhadores e com as forças produtivas para buscar que o Brasil retome o caminho da democracia, do emprego, do desenvolvimento e da distribuição de renda.

Ditadura militar nunca mais!

Rio de Janeiro, 24 de Setembro de 2017

Paulo Sérgio Farias
Presidente da CTB RJ

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *