Dirigente da CTB RJ assume presidência do CETERJ

Dirigente da CTB RJ assume presidência do CETERJ

O Secretário Geral da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro, Carlos Lima, é o novo presidente do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda. Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, o órgão é tripartide com representações dos trabalhadores, dos empresários e dos governos. O Vice-Presidente é o dirigente da CUT-RJ Indalécio Wanderley Silva.

O mandato será de 2 anos. O CETERJ é um conselho tripartide composto por 18 membros, 6 representantes dos empresários, 6 representantes das bancadas dos trabalhadores e 6 representantes do poder público. O Secretário Geral da CTB RJ se mostrou otimista com a tarefa assumida:

“A expectativa é a de estabelecer no conselho uma plataforma de orientação ao governo no sentido da retomada do desenvolvimento do Rio de Janeiro. Entre nossas funções estará a fiscalização do recém-criado fundo do Trabalho, órgão que financia os cursos de qualificação do Estado, e orientar a produção de políticas públicas voltadas para geração do emprego e renda.” – afirmou Carlos.

Diante do aumento de responsabilidade do Conselho com a fisacalização do Fundo do Trabalhado, Carlos afirma que a bancada dos trabalhadores tem como projeto a criação de um observatório, a atuar fora do Conselho, mas auxiliando sua gestão na formulação de políticas públicas de interesse da classe trabalhadora:

“A ideia da bancada dos trabalhadores é a de criar um Observatório do Trabalho com entidades parceiras como o Dieese, a OAB e outros sindicatos, estruturando isso através das Centrais Sindicais. Esse observatório iria ajudar o mandato que, agora, está nas mãos dos trabalhadores.” – afirmou.

Leia também...

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancelar comentário