DIRIGENTE DA CTB-RJ RECEBERÁ PRÊMIO LEOLINDA DALTRO

DIRIGENTE DA CTB-RJ RECEBERÁ PRÊMIO LEOLINDA DALTRO

A Comissão de Defesa do Direito da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) irá premiar mulheres que se destacam na luta em defesa dos direitos da mulher com o Diploma Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro.

Entre as premiadas está a dirigente da CTB-RJ, Maria Celina, que recebe o prêmio em virtude de toda sua história de militância na luta das mulheres e das trabalhadoras. A dirigente manifestou se sentir muito honrada com a premiação:

“Estou muito feliz com essa premiação que é um reconhecimento da minha militância. Sempre defendi que as pessoas deveriam ser reconhecidas em vida e, hoje, vejo isso acontecendo comigo, com um grande reconhecimento do meu trabalho”.

Nascida na Bahia e falecida no Rio de Janeiro (1935), onde viveu grande parte de sua vida, Leolinda atuou em meio à implantação do projeto republicano de Estado, no magistério público, na civilização dos índios e no movimento pelos direitos das mulheres. Pertencente às camadas intermediárias da população, era chefe de família, teve cinco filhos, aos quais criou e educou com seus rendimentos de professora. Militou na política, fundou o “Partido Republicano Feminino” com a carioca Gilka Machado e três jornais dedicados à mulher, além de publicar dois livros nos quais conta aspectos de sua vida.

Confira abaixo a lista completa das mulheres que receberão o prêmio:

1- Célia Citeli Pereira ( UBM Belford Roxo)
2- Maria do Espírito Santo Tavares  dos Santos Coordenação da Área Tecnica de Saúde da Mulher, Criança, Adolescente e Aleitamento Materno – PAISMCA),
3- Suzete Paiva dos Santos (UNEGRO)
4- Lígia Doutel de Andrade (Associação Beth Lobo de Volta Redonda e Região SF),
5- Ludmila Fontenele Cavalcanti (UFRJ)
6- Maria Adelina Di Mare Salles ( Comitê Gestor Dona Terezita),
7- Maria Celina de Oliveira ( Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB)
8- Shirley da Costa  Behrends   ( Superintendência da Mulher de Mangaratiba)
9- Dilcéia da Rocha Quintela.( CEDIM)
10- Maíra Costa Fernandes ( Alto Comissariado da ONU),

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *