Dirigente do Sintsama é reintegrado na CEDAE

Dirigente do Sintsama é reintegrado na CEDAE

O dirigente cetebista do Sintsama-RJ, João Xavier, foi reintegrado à suas funções, com plenos direitos (incluindo licença sindical), após acordo judicial realizado entre a empresa e os representantes do trabalhador. Pelo acordo, além de indenização por danos morais, a CEDAE garante a reintegração plena de João Xavier à suas atividades.

João Xavier havia sido afastado após gravações de uma reunião com trabalhadores na unidade da Barra da Tijuca da empresa. Ou seja, afastado em pleno exercícios de suas atividades sindicais, o que fere a legislação vigente. O cedaeano milita há cerca de 30 anos na empresa, sendo liderança histórica do Sintsama, sempre à frente das lutas da categoria e ajudando a criar uma cultura de mobilizações na base sindical.

“A minha reintegração se deu na segunda audiência onde, a empresa, diante da possibilidade de perder o processo apresentou uma proposta de acordo. Foi positivo porque quebrou uma perseguição política violenta que estava impactando muito, não apenas o Sintsama, mas o movimento sindical como um todo.” – analisou João Xavier.

Xavier também deixou claro que a luta não termina com sua reintegração:

“A luta continua, agora pela reintegração dos demais diretores que sofreram com perseguição por estarem na luta junto com os trabalhadores, os companheiros Humberto, Vitor Duque, Baiano e Claudia.” – defendeu.

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *