Enfermeiros de Cachoeiras de Macacu encerram paralisação com vitória para categoria

Enfermeiros de Cachoeiras de Macacu encerram paralisação com vitória para categoria

Os profissionais da Enfermagem de Cachoeiras de Macacu encerraram uma vitóriosa paralisação no último dia 1º. A Categoria, representada pelo SINDPENF-CM (Sindicato dos Profissionais em Enfermagem, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem de Cachoeiras de Macacu) reclamava de 4 meses de salários atrasados.

A mobilização da categoria começou por conta dos atrasos nos salários dos profissionais de enfermagem da atenção básica, que procuraram o Sindicato recém-fundado para auxílio na negociação com o poder público municipal. Os atrasos atingiam os trabalhadores dos postos de saúde, ambulatórios e da estratégia de saúde da família.

A categoria se reuniu em assembleia e aprovou como pauta o pagamento dos atrasados, a fixação de datas de pagamentos e uma comissão de negociação para atuar junto com o sindicato nessa frente de batalha. Com a frente de negociação formada, em reunião com o poder público, ficou decidido que o acordo de parcelamento dos atrasados seria feito em 6 vezes e definido um calendário de pagamento com início em 25 de outubro. Em assembleia, a categoria aceitou o acordo mas definiu que em caso de não cumprimento, os trabalhadores iriam entrar em greve.

Na data acordada, o pagamento não caiu na conta dos trabalhadores que decretaram estado de greve e cumpriram todas as obrigações legais para comunicar a mesma à Prefeitura. Foi convocado um ato público para o dia 29 e, após esse ato, o poder público municipal informou que os pagamentos seriam feitos no dia 31/10. Diante do rompimento do acordo, os trabalhadores paralisaram as atividades até o pagamento, que foi realizado na nova data indicada, com retorno da categoria ao trabalho já no dia seguinte (01/11). Alguns poucos trabalhadores ainda não receberam a parcela dos atrasados, mas após contato do Sindicato, a Prefeitura orientou os mesmos a comparecerem ao RH munidos de seus contracheques e extrato bancário para que uma solução seja encontrada.

Vitória demonstra importância da organização sindical

A conquista do acordo para pagamento dos atrasados e sua execução são fruto de uma vitoriosa mobilização da categoria e da unidade dos trabalhadores da enfermagem de Cachoeiras de Macacu com o Sindicato recém-fundado. O SINDPENF-CM é é um sindicato jovem, fundado em 12 de maio de 2018. Nasceu da necessidade da Enfermagem de ser representada  no município para enfrentar os problemas vividos pelos trabalhadores.

“A gente sabe que ainda tem muita luta, muita coisa pra conquistar pra Enfermagem no nosso município. Lutamos pela atualização do piso salarial, pois, no momento, a OS que administra o hospital não paga o piso da ALERJ; lutamos por questões ligadas à insalubridade e ao adicional noturno, que os trabalhadores da atenção básica não recebem. E também lutamos por melhores condições de trabalho, visto que alguns postos tem péssimas condições de trabalho e de descanso para a categoria.” – afirmou Tatiana, presidenta do SINDPENF-CM.

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *