Fórum das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais debate Reforma da Previdência

Fórum das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais debate Reforma da Previdência

O Fórum Estadual das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais do Rio de Janeiro realizou, na última quarta-feira (28), no Sindicato dos Bancários. O Fórum, composto pelas mulheres trabalhadoras das centrais sindicais, organizou esse debate para manter viva a pauta contra a Reforma da Previdência que, segundo a Professora Deinse Lobato Gentil, debatedora convidada, “ainda pode voltar à pauta logo após as eleições”.

A professora Denise Lobato Gentil foi a responsável pela exposição no evento, onde apresentou as grandes disparidades existentes entre homens e mulheres no mercado de trabalho, pautando também o recorte racial. Expôs, em sua apresentação, a realidade de mulheres que mesmo com uma escolaridade média superior aos homens, arcam com menores salários e mais horas de trabalho doméstico.

Denise possui Doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1986) e Bacharelado em Economia pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1981). Atualmente é Professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro nas disciplinas de Macroeconomia e Economia do Setor Público. Pesquisa na área de macroeconomia, com concentração em política fiscal, seguridade social e desenvolvimento econômico.

A Secretária da Mulher Trabalhadora da CTB Rio de Janeiro, Kátia Branco, considerou o debate como sendo esclarecedor e muito importante para preparar as mulheres das centrais sindicais para a luta que está por vir:

“Essa apresentação da professora Denise foi muito importante para nós, uma vez que nos deu um grau a mais de formação na temática da previdência para enfrentarmos os debates que estão por vir. É importante também porque consolida a unidade das mulheres trabalhadoras das Centrais Sindicais, pois, é com essa unidade que iremos derrotar de uma vez por todas essa proposta de Reforma da Previdência.” – afirmou Kátia.

Confira todas as fotos do evento no flickr da CTB-RJ, clicando AQUI.

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *