JOVENS CLASSISTAS DA CTB PARTICIPAM ATIVAMENTE DA BIENAL DA UNE

JOVENS CLASSISTAS DA CTB PARTICIPAM ATIVAMENTE DA BIENAL DA UNE

A Juventude da CTB-RJ encerrou, na última sexta-feira, uma participação ativa na 9ª Bienal da UNE. Coordenada pelo Secretário Nacional de Juventude da CTB, Vito Espinoza, os jovens trabalhadores classistas participaram do maior festival de juventude da América Latina debatendo as políticas de cultura, a necessidade da inserção maior do debate classista na juventude e discutindo os rumos do nosso País em um momento de ataque aos direitos trabalhistas.

IMG_4211

O Secretário Nacional de Juventude da CTB avaliou a participação da entidade como sendo positiva, em especial pelo momento em que o encontro dos jovens classistas aconteceu:

– Esse foi o momento muito importante para debatemos e encaminhamos as lutas da juventude da CTB. Foi nossa primeira reunião depois do pacote de maldades do Governo Dilma, que retirou direitos principalmente da juventude trabalhadora. E, com essa retirada de direitos, em especial o seguro desemprego, a juventude trabalhadora não pode ficar parada.

Na terça-feira (3) os jovens classistas se reuniram em uma plenária que devateu temas como a Reforma Política e a necessidade do fim do financiamento privado de campanha; a democratização da mídia, a desmilitarização da polícia e o fim dos autos de resistência e; a necessidade da ampliação das políticas de assistência estudantil para a juventude trabalhadora. A Atividade contou com a presença do Presidente da CTB-RJ, Ronaldo Leite, que avaliou a ação da CTB na Bienal como sendo “fundamental do ponto de vista da CTB trabalhar a inserção do jovem no mundo do trabalho já com a perspectiva de transformação social.”

ENET

Na quarta-feira (4), os jovens classistas visitaram as instalações que recebiam o Encontro Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (ENET) da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). O encontro reuniu milhares de jovens estudantes prestes a entrar no mercado de trabalho. No encontro debateu-se a questão da expansão da rede técnica e da necessidade de políticas de assistência estudantil. No encontro foi aprovado um documento que pede mais expansão, assistência estudantil, qualidade e acesso para os jovens.

Conjuve

 

Na quinta-feira (5), os jovens classistas participaram de um debate do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) que tinha como tema “O direito à cidade, ao território e as políticas públicas de juventude). A atividade fez parte do 6º Diálogo Nacional de Juventude do CONJUVE e contou com a participação de Ladislau Dowbor (PUC-SP), Marina Ribeiro (IBASE), Regina Novaes (CNPq), Felippe Santana (Conselho Estadual de Juventude do RJ) e Felipe Peçanha (Mídia Ninja). No encontro, os cetebistas debateram a cidade e o uso da cidade pelo jovem.

O encerramento da participação cetebista na Bienal da UNE se deu no ato de encerramento da mesma, na sexta-feira (6), numa irreverente culturata que mesmo debaixo de muita chuva tomou a orla de Ipanema pedindo mais investimentos em cultura e mais avanços para o Brasil.

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *