JUSTIÇA DETERMINA QUE EMGEPRON CUMPRA CONVENÇÃO COLETIVA

JUSTIÇA DETERMINA QUE EMGEPRON CUMPRA CONVENÇÃO COLETIVA

Centenas de metalúrgicos trabalhadores da Emgepron compareceram à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio), localizada em Benfica, para receberem, em assembleia, as últimas informações da luta que travam contra a empresa pelo reconhecimento de sua categoria profissional.

Coube ao Secretário Geral da Federação Interestadual dos Metalúrgicos (FITMETAL) e Diretor Jurídico do Sindimetal-Rio, Wallace Paz, abrir a atividade passando a pauta e explicando como que seriam conduzidos os trabalhos. Logo em seguida, coube à Doutora Cristiane, do departamento jurídico do Sindimetal-Rio, relembrar o passo a passo da luta dos trabalhadores da Emgepron.

Dra. Cristiane lembrou que a sentença que determina que os trabalhadores da Emgepron sejam reconhecidos como metalúrgicos e recebam o piso salarial da categoria data de 2008 e desde 2013 não é mais passível de recursos. A advogada expôs a sequência de comunicações que houveram entre as partes, incluindo as petições do sindicato exigindo que a convençã coletiva fosse cumprida imediatamente pela empresa.

A advogada informou aos trabalhadores que por sentença oficiada à empresa nesta tarde a empresa deve “adequar o salario dos empregados aos termos da convenção coletiva”. A determinação, segundo Dra. Cristiane, atende a mais de 1700 trabalhadores, uma vez que através da guia de contribuição sindical divulgada pela empresa foi comprovado que o número de trabalhadores era bem maior do que o indicado em momentos passados do processo judicial. A Emgepron tem o prazo de 30 dias para cumprir a determinação sob pena de multa de R$ 5 mil por dia.

Wallace Paz, logo em seguida assumiu o microfone para desmentir as acusações que a Empresa tinha lançado ao Sindicato. Wallace mostrou a guia de contribuição da empresa e ressaltou que a mesma acabou servindo para provar o número exato de trabalhadores da mesma. Nas palavras de Paz:

– Não podemos dividir os trabalhadores! Trabalhamos sempre em prol da unidade. Este sindicato sempre esteve na luta com os trabalhadores da Emgepron. O Sindimetal-Rio não se preocupa com imposto sindical, se preocupa com representação legítima e com os direitos da categoria.

O Presidente do Sindimetal-Rio Alex Santos encerrou a assembleia saudando os trabalhadores, lembrando que em breve eles irão participar da primeira campanha salarial oficialmente como trabalhadores da categoria metalúrgica e lembrando que eles estavam em sua casa:

– É com muito prazer e muita honra que recebemos vocês aqui nessa casa, que é a casa de vocês. – disse Alex.

O Presidente ressaltou também a participação da Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) que, segundo Alex “foi fundamental para a articulação com o Ministério da Defesa” na busca por uma solução para os trabalhadores.

Os documentos apresentados pelo departamento jurídico durante a assembleia estarão disponíveis para download dos trabalhadores no site do sindicato (www.metalurgicosrj.org.br) a partir de segunda-feira (7/7).

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *