METALÚRGICOS DO RJ EM ESTADO DE GREVE

METALÚRGICOS DO RJ EM ESTADO DE GREVE

Os metalúrgicos do Rio de Janeiro aprovaram, na assembleia do dia 5/10, o estado de greve da categoria. Após duas reuniões de negociação o patronato do Grupo-19 ofereceu 0% de aumento para este ano, com apenas 5% para janeiro de 2017. Para o Sindimetal-Rio, o momento é de intensificar a mobilização para pressionar os patrões e garantir a reposição da inflação. Para o setor naval nada foi oferecido ainda.

Na assembleia o Sindicato reafirmou que não abre mão da luta pelo aumento digno dos trabalhadores. Segundo o presidente do Sindimetal, Jesus Cardoso, “a posição da entidade é de defesa da categoria. Queremos a reposição salarial. Não vamos fugir desta luta”.

No dia 5 ocorreu a segunda reunião com o Grupo 19, que além de não oferecer o aumento, sinaliza com a proposta da volta do banco de horas, redução de jornada com diminuição salarial e retirada de outros direitos.

A categoria repudiou a proposta patronal, que tenta jogar para os trabalhadores a culpa da crise econômica. O Sindicato vai intensificar as ações nas fábricas e, se necessário, iniciar as paralisações.

Prestação de contas e recuperação do patrimônio

A assembleia também aprovou a prestação de contas do ano de 2015, com o parecer favorável do Conselho Fiscal da entidade. O balanço do ano passado foi apresentado pela contadora do Sindicato, seguindo o objetivo de dar transparência nas contas do Sindimetal.

Também foi apresentado aos trabalhadores um levantamento dos imóveis pertencentes ao Sindicato, que estão em recuperação, alguns através da justiça. A categoria concordou com a proposição de recuperar esses bens, que serão vendidos e o recurso arrecadado será utilizado na compra de uma colônia de férias para a categoria.

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *