Mulheres negras organizam marcha domingo em Copacabana

Mulheres negras organizam marcha domingo em Copacabana

Domingo é dia de milhares de mulheres negras tomarem as ruas do Rio de Janeiro para denunciar a situação precária de suas vida. A data escolhida ocorre poucos dias após o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha  e será a primeira marcha das mulheres negras após o brutal assassinato da vereadora Marielle Franco.

“Nós vamos para a Marcha das Mulheres Negras defendendo melhores condições para essas mulheres trabalhadoras, que constróem nosso Estado e que são vítimas de todo tipo de violência no seu dia a dia. Vamos às ruas por justiça para Marielle. E vamos às ruas por mais mulheres negras no poder. O empoderamento das mulheres negras é um pilar essencial para a nossa democracia.” – afirmou Kátia Branco, Secretária da Mulher Trabalhadora da CTB RJ.

O tema das Marcha das Mulheres Negras na capital fluminense é “Pela vida do povo preto: mais mulheres negras no poder”. De acordo com Regina Souza, do Coletivo de Mulheres da CTB-RJ, “A intervenção militar trouxe uma preocupação a mais às mulheres negras porque a violência contra a juventude vem aumentando nas comunidades”.

Por isso, diz ela, o Fórum Estadual das Mulheres Negras do Rio de Janeiro com inúmeras entidades promete sacudir a “hipocrisia dos governantes que estão acabando com as conquistas sociais da população negra no Rio de Janeiro”.

A Secretária Nacional de Políticas de Promoção à Igualdade Racial da CTB, Mônica Custódio lembrou que“O racismo institucionalizado e o sexismo impedem que as negras tenham uma vida plena e sem medo. Principalmente as mulheres negras que estão na base da pirâmide social”.

A concentração da marcha ocorre às 10h no Posto 4 da Praia de Copacabana e toda base social da CTB RJ está mobilizada para essa importante atividade.

Leia também...

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancelar comentário