NÃO AO AUMENTO DAS TARIFAS! MELHORIAS NOS TRANSPORTES PÚBLICOS JÁ!

Os trabalhadores e trabalhadoras do Rio de Janeiro receberam um verdadeiro presente de grego no inicio de 2016. A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e o Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciaram, na virada do ano, um novo aumento acima da inflação, das tarifas dos transportes públicos. Aumentou o valor do bilhete único e as tarifas de ônibus municipais, estaduais, trens e barcas. Aumentos que surgem num contexto em que o transporte público continua de péssima qualidade, em que a mobilidade dos trabalhadores é cada vez mais dificultada, que o emprego dos trabalhadores é ceifado pela nefasta dupla-função e que os lucros das empresas de ônibus atinge níveis absurdos. Não podemos nos silenciar diante de uma prefeitura que onera os trabalhadores e dá prazos cada vez mais generosos para os empresários apresentarem melhorias mínimas na rede de transportes públicos(como a frota 100% com ar condicionado, por exemplo).

Nós, trabalhadores e trabalhadoras, não podemos aceitar de braços cruzados mais um aumento que impacta diretamente no orçamento de nossas famílias. Os salários não foram reajustados acima da inflação.

Salientamos que, desde o ano passado, o Tribunal de Contas do Município (TCM) determinou a redução do preço das tarifas. Os empresários de ônibus já recebem milhões de isenções no ISS e no IPVA, não podemos aceitar que além de tudo isso, seu lucro ainda seja ampliado às custas do suor do trabalhador e da trabalhadora.

Nos posicionamos contra o aumento das tarifas e exigimos a redução do preço das passagens e melhorias na política de transportes públicos já!

Ronaldo Leite
Presidente da CTB-RJ

Leia também...

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancelar comentário