A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro manifesta seu pesar e sua revolta com o assassinato da Vereadora do PSOL-RJ, Mariele Franco. Mulher, Negra, Marielle nasceu no Complexo da Maré, era socióloga e foi eleita Vereadora da Câmara do Rio com 46.502 votos. Atualmente, presidia a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Vereadores.
Marielle se destacou na luta em defesa dos Direitos Humanos tendo sua dissertação de mestrado com o tema “UPP: a redução da favela a três letras”. Trabalhou em organizações da sociedade civil como a Brasil Foundation e o Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm), tendo decidido pela militância em direitos humanos após ingressar no pré-vestibular comunitário e perder uma amiga, vítima de bala perdida, num tiroteio entre policiais e traficantes no Complexo da Maré.
Formada pela PUC-Rio e com mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Marielle atuou na coordenação da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), fazia parte da comissão que fiscalizava a Intervenção Militar do Governo Federal no Rio de Janeiro e recentemente fez duras denúncias de abusos policiais na Favela de Acari.
A perda de Marielle é uma perda de todos e todas aqueles/as que lutam pela construção de uma sociedade mais justa, livre de preconceitos, onde a pobreza não seja criminalizada e que os direitos das mulheres e da população negra sejam respeitados. Nós, da CTB Rio de Janeiro, manifestamos toda nossa solidariedade aos amigos, parentes, equipe e companheiros/as de luta. Exigimos, de todas as autoridades, a apuração firme e transparente desse crime que chocou o Rio de Janeiro e a punição de todos os responsáveis.
A luta de Marielle nos serve de inspiração e seguiremos nas ruas e nas lutas em defesa de um mundo melhor e mais justo, mundo este que motivou a militância da companheira da qual tão cedo nos despedimos.
Marielle, Presente!
Rio de Janeiro, 14 de Março de 2018
Paulo Sérgio Farias
Presidente da CTB Rio de Janeiro
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *