Nota Oficial: CTB-RJ e Fetagri-RJ em defesa da Emater-Rio

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro (CTB-RJ) e a Federação dos Trabalhadores em Agricultura Familiar do Estado do Rio de Janeiro (Fetagri-RJ) manifestam, através da presente nota, seu repúdio à qualquer iniciativa que tenha por fim diminuir os serviços ou acabar com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-Rio).

A Emater-Rio é responsável pela execução de programas que difundem conhecimentos de natureza técnica, econômica e social para aumento da produção e melhoria da qualidade de vida no campo. É responsável por buscar a preservação do meio-ambiente e pela prestação de serviços essenciais para o equilíbrio ecológico e para a melhoria da vida do produtor e da produtora rural.

Hoje, trabalhadores e trabalhadoras da empresa convivem com a ausência de um coordenador de recursos humanos, com falta de luz nos escritórios, atrasos no ticket alimentação e com a cessão de espaços ligados à empresa para cultos de igrejas. Os trabalhadores e trabalhadoras ainda convivem com o agravante do representante dos mesmos, eleito democraticamente há 1 ano, ainda não ter sido nomeado para o conselho da empresa, como manda a legislação estadual vigente.

Salientamos a importância da agricultura familiar para o Rio de Janeiro.  De acordo como Censo Agropecuário do IBGE, existem, em nosso Estado, 44.145 estabelecimentos que representam 75% do total das propriedades rurais, sendo responsáveis por 58% dos postos de trabalho no campo fluminense. Os estabelecimentos familiares do Rio de Janeiro são responsáveis pela produção da maior parte da produção agrícola do estado, produzindo 68% do feijão, 75% da mandioca, 67% do milho em grão, 55% do arroz e 52% do café. Uma categoria que precisa de atenção e valorização por parte do poder público.

Sendo assim, nós, da CTB-RJ e da Fetagri-RJ, manifestamos nosso total apoio aos trabalhadores da EMATER-Rio e nos colocamos ao lado dos mesmos na luta em defesa da empresa pública e dos trabalhadores rurais do Estado do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro, 10 de Maio de 2019

Paulo Sérgio Farias – Presidente da CTB-RJ