TRABALHADORAS COMERCIÁRIAS SÃO HOMENAGEADAS PELO SINDICATO

TRABALHADORAS COMERCIÁRIAS SÃO HOMENAGEADAS PELO SINDICATO

Dez trabalhadoras do comércio carioca que se destacaram por sua contribuição às lutas da categoria no último ano, foram as grandes homenageadas na noite da última sexta-feira (24/3), na entrega do I Prêmio Margaridas. Realizada por iniciativa do Coletivo Margaridas do Sindicato dos Comerciários do Rio,, a homenagem encerrou a programação de março, dedicada às mulheres, que contou com vários debates, rodas de conversa e atos em defesa da manutenção e ampliação dos direitos das mulheres.

As homenageadas foram escolhidas por sua luta em defesa dos direitos de todos os comerciários e também pelo papel que cumprem no enfrentamento aos preconceitos, ao racismo, ao machismo e LGBTfobia que, infelizmente, ainda caracterizam as relações de trabalho no comércio do Rio. Receberam o prêmio as comerciárias: Dirce Antunes da Silva (Walmart de Campo Grande), Ana Lúcia Pereira Garritano (Ricardo Eletro de Campo Grande), Daniela Fiorentino (Ateliê Empório Almir França, no Centro), Rosiane Carvalho Ferreira (Lojas Americanas de Del Castilho), Elizabeth Pereira dos Santos (Ricardo Eletro de Campo Grande), Valquíria Silva de Oliveira (ex-funcionária do Guanabara), Thais Gomes Balbino (Bramil de Miguel Pereira), Amanda Gregório (Mundial de Botafogo), Liliane Moura (Firenze Joias, em Madureira), Miilena Rodrigues (Kopenhagen do Recreio).

A Secretária da Mulher Trabalhadora da CTB-RJ, Katia Branco, esteve presente na homenagem e valorizou a iniciativa do Sindicato:

“É uma grande iniciativa essa do Sindicato dos Comerciários. O Prêmio Margaridas vem pra valorizar aquelas mulheres que lutam e fazem a diferença. O movimento sindical precisa de mais iniciativa como essa. Parabéns às trabalhadoras homenageadas, vida longa ao Prêmio Margaridas.”

O Prêmio chama-se Margaridas em homenagem à sindicalista Margarida Alves, assassinada ao defender direitos dos trabalhadores rurais. O trófeu foi elaborado pela artista plástica Ana Durães. Além da entrega dos prêmios, as comerciárias e comerciários que lotaram o salão na sede do Sindicato curtiram um show sensacional do grupo de samba Linda Baobá.

 

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *