VITÓRIA: APÓS MOBILIZAÇÕES, 4 SHOPPINGS DESISTEM DE ABRIR LOJAS NA SEGUNDA DE CARNAVAL

VITÓRIA: APÓS MOBILIZAÇÕES, 4 SHOPPINGS DESISTEM DE ABRIR LOJAS NA SEGUNDA DE CARNAVAL

Quatro grandes shoppings do Rio voltaram atrás e não vão mais forçar os lojistas a abrir na Segunda-feira de Carnaval. Shopping Tijuca, Rio Design Barra, Barra Shopping/ New York Center e Rio Sul comunicaram nesta segunda-feira (6/02) que não haverá abertura das lojas em 27 de fevereiro. O presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio, Márcio Ayer, atribuiu a mudança de postura dos patrões à crescente mobilização dos comerciários pela folga.

“Nunca houve o costume de abrir na Segunda de Carnaval. O movimento de clientes é fraco, os comerciários ficam mais expostos a assaltos e são grandes as dificuldades para circular pela cidade. Ouvi de muitos trabalhadores que a gente deveria resistir e não aceitar. É isso que estamos fazendo e muita gente veio junto. Os administradores de shoppings perceberam e, felizmente, alguns já desistiram da ideia”, comentou Márcio.

O Sindicato vem sendo procurado por muitos comerciários contrários à abertura  “Os assaltos na saída do shopping são constantes. Imagina na Segunda de Carnaval! Um absurdo! Daqui a pouco vão querer o Natal e dia de Ano Novo também”, escreveu pelo Zap uma comerciária do Norte Shopping. O presidente Márcio Ayer avalia que a organização espontânea dos trabalhadores, com apoio do Sindicato e uma ajudinha das redes sociais está sendo fundamental para dar força ao movimento. “A cada dia a categoria toma mais consciência dos seus direitos e se organiza para exigir mais respeito. Ainda temos muito o que conquistar. Só vamos conseguir quando todos participarem”, concluiu.

Trabalhadores à frente do movimento – Na tarde desta segunda-feira (06/02), funcionários das lojas e diretores do Sindicato realizaram uma manifestação pacífica na praça de alimentação do shopping Nova América, em Del Castilho, na Zona Norte. “Foi um belo ato! O Sindicato recebeu um abaixo-assinado com centenas de nomes de trabalhadores do Nova América contra o trabalho na Segunda de Carnaval. Vamos entregar esse documento ao Ministério do Trabalho, junto com outro abaixo assinado que circula pelos shoppings e já reuniu mais de cinco mil assinaturas. Encerramos o ato para garantir o diálogo com a empresa gestora do shopping. Esperamos que eles tenham se sensibilizado”, comentou o diretor do Sindicato Renato Bernardino, que também é vendedor das Casas Bahia.

A mobilização vai continuar. Nesta quarta-feira outra manifestação pacífica está programada para acontecer no Norte Shopping, promovida por trabalhadores com apoio do Sindicato. Os comerciários também se manifestam de forma intensa no Facebook. “Quero acreditar que o Sindicato está realmente lutando por nós… Essa conquista será a prova que podemos acreditar em vocês!! #Ansiosa”, escreveu a comerciária G.M. na timeline do Sindicato.  “Tá osso, mas somos perseverantes! A gente precisa de você junto conosco nessa luta. Sem participação, não tem conquista”, respondeu o Sindicato.

Ministério acompanha o caso – Na próxima quinta-feira (09/02), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) vai realizar uma mesa de conciliação para mediar a questão entre o Sindicato dos Comerciários e os patrões.

 

Leia também...

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *