- 2 de abril de 2025
- Publicado por: José Medeiros
- Categoria: Notícias CTB-RJ

Diante da manifestação unitária das centrais sindicais divulgada acerca do 1° de maio de 2025, torna-se necessário a seção estadual das centrais sindicais no Rio de Janeiro se reunirem para debater as recomendações nacionais da agenda sugerida.
A CTB considera que o 1º de maio deste ano será realizado enquanto se vive uma conjuntura marcada pelo agravamento da crise da ordem capitalista mundial, que constitui o pano de fundo do perigoso avanço e ascensão da extrema-direita. A eleição de Donald Trump nos EUA acentua mais ainda a radicalização extremista e põe o mundo em perigo com ameaças de todas as ordens.
Com Bolsonaro e sua trupe no banco dos réus, a luta política no Brasil ganha contornos cada vez mais críticos. Os movimentos sociais vão ter que ir à luta, nas ruas, com muita unidade e determinação não só para combater as ideias difundidas pela extrema-direita, mas também para colocar na pauta do governo e do Congresso as reivindicações da classe trabalhadora.
A unidade da classe trabalhadora no Rio se torna ainda mais necessária diante deste desgoverno Cláudio Castro no Rio de Janeiro. Inimigo da classe trabalhadora, braço direito de Bolsonaro, Cláudio Castro há 5 anos impede o reajuste do Piso Regional, e seu governo privatizou a CEDAE, promove uma guerra contra os pobres e tem por objetivo, ser o cabo eleitoral da extrema-direita em 2026.
Mais que nunca a razão nos orienta a defender a realização do 1º de maio de 2025, com as centrais sindicais e os movimentos sociais organizados liderando e construindo, em conjunto, um movimento unitário, classista, de massas, em defesa da pauta da classe trabalhadora para fazer a voz dos trabalhadores e das trabalhadoras ecoar em todo o país, e em especial aqui no Estado do Rio de Janeiro. Uma grande mobilização da Classe Trabalhadora que, em unidade, que tenha como eixo central a defesa da redução da jornada de trabalho sem redução de salários, do fim da jornada 6 X 1, da isenção da Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais, do fortalecimento da política de valorização do salário mínimo, da taxação das grandes fortunas, da segurança alimentar e da redução dos juros.
Rio de Janeiro, 2 de Abril de 2025
Paulo Sérgio Farias
Presidente da CTB-RJ