- 19 de agosto de 2025
- Publicado por: Marcios Mauricio
- Categoria: Notícias CTB Nacional

Boa notícia para os trabalhadores: a Câmara dos Deputados instalou nesta terça-feira (19) uma subcomissão especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com a exaustiva escala 6×1 e instituir a jornada de trabalho de quatro dias por semana, com três dias de descanso. A medida, que limita a carga horária a 36 horas semanais, representa um passo fundamental na busca por um equilíbrio saudável entre vida e trabalho.
“A atual jornada de trabalho é uma realidade que afeta a saúde física e mental de incontáveis brasileiros. O fim dessa escala desumana é uma reivindicação de longa data, ecoando o anseio por mais tempo para o convívio familiar, o lazer e o cuidado com a saúde”, destacou o presidente da CTB/RJ, Paulo Farias.
A PEC em análise, propõe uma nova configuração já testada em diversos países com resultados promissores, mostrando que é possível aumentar a produtividade, manter a economia e promover o bem-estar e a satisfação dos funcionários.
A Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) vê com grande otimismo a instalação desta subcomissão e reafirma seu total apoio aos interesses da classe trabalhadora.. A entidade acompanhará de perto cada etapa das discussões, garantindo que a voz e as necessidades dos trabalhadores sejam ouvidas e respeitadas.
O caminho para aprovação da PEC é longo e deve percorrer por análises em diversas comissões até a votação em plenário – a criação da subcomissão já é uma vitória para todos que lutam por condições de trabalho mais justas.
Este é um momento onde a mobilização social é crucial para garantir que a proposta avance. O momento é de união e luta de toda sociedade civil, entidades e movimentos políticos.
Deste modo, o congresso receberá nosso recado claro enquanto classe trabalhadora: queremos vida com qualidade e trabalho digno!