Carta de Oposição: Tome Cuidado com a Armadilha do Patrão!

Vocês já pensaram quantas vezes seu patrão, por livre e espontânea vontade, deixa você se ausentar do trabalho? Quantas vezes ele estimula que você pare de trabalhar para resolver coisas importantes para você? Isso só acontece no período de entrega da Carta de Oposição aos Sindicatos. 

Seu patrão sabe que o Sindicato é a entidade que irá lhe defender dos abusos cometidos pelo seu empregador. É no Sindicato que se organizam as manifestações e ações judiciais contra assédios morais e sexuais, atrasos de salários, demissões em massa ou com justa causa fora dos termos legais. É com o Sindicato que a entidade sindical dos patrões – que não recebe carta de oposição do seu empregador – vai negociar o reajuste do seu salário e as cláusulas sociais da convenção coletiva da sua categoria. 

Por saber de tudo isso, seu patrão quer sindicatos cada vez mais fracos, asfixiados financeiramente para não ter recursos para promover a luta contra a precarização e o abuso patronal. Sindicato fraco equivale a trabalhador sem direitos e trabalho precarizado. Não caia nessa arapuca! Responda se organizando junto ao seu Sindicato, ao invés de entregar carta de oposição, filie-se ao seu sindicato e ajude a conquistar direitos para os trabalhadores e trabalhadoras da sua categoria! 

 

*Publicado originalmente na página 3 do Papel Central do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora (01/05/2024)

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Escanear o código