Cedaeanos conquistam grande vitória na ALERJ: PL 4894/2001 aprovado!

Cedaeanos conquistam grande vitória na ALERJ: PL 4894/2001 aprovado!

Foi aprovado por unanimidade dos deputados presentes (69 a favor e uma abstenção) o PL 4894/2001, que permite o aproveitamento dos cedaeanos nos diversos órgãos do estado do Rio de Janeiro.

Com a aprovação na Alerj, agora fica por conta da sanção do governador do estado, que tem 30 dias para aprovar ou vetar.

Em caso de negativa, o PL volta à Assembleia Legislativa para que seja derrubado o veto. O dirigente do Sintsama-RJ, João Xavier valorizou a mobilização da categoria, que resiste há mais de 30 anos contra a privatização da CEDAE e lutando por levar água e saneamento para toda população e comentou a importância do projeto para o Portal CTB-RJ:

“Nessa última quinta-feira, dia 16, na última sessão plenária da ALERJ, os trabalhadores da CEDAE lotaram a porta daquela casa pressionando a aprovação do PL 4894/2001, um PL importante e graças a essa pressão conseguimos uma vitória esmagadora. Os valentes lutadores da CEDAE conseguiram uma grande vitória para a categoria. Dos 70 deputados, 69 votaram a favor do Projeto, com apenas uma abstenção. Isso demonstra a capacidade política e de luta da nossa categoria. Esse projeto permite o aproveitamento dos trabalhadores da CEDAE em outros órgãos do Estado do Rio de Janeiro, evitando assim a demissão em massa. É um PL estratégico e necessário, visto que além de evitar a demissão em massa, sabemos que a maioria dos órgãos do Estado tem tido uma defasagem enorme de mão de obra.” – afirmou João Xavier.

O Presidente da CTB Rio de Janeiro, Paulo Sérgio Farias, que também é cedaeano, comentou a aprovação do PL, valorizou a mobilização dos cedaeanos e mais uma vez se posicionou contra a privatização da Cedae:

“Os números da votação desse PL expressam bem a capilaridade popular da categoria cedaeana. Representa também o reconhecimento de que esses trabalhadores e trabalhadoras são fundamentais para o estado assim como a Cedae Pública, Estatal e Indivisível também é. O crime da privatização prejudica o povo, porque os serviços vão piorar e as tarifas vão aumentar. Essa é a tônica dos serviços que foram privatizados no Brasil e especialmente no Rio de Janeiro que deixaram rastros de ineficiência nos quatro cantos do estado. Os cedaeanos mais uma vez demonstram sua capacidade de luta, organização e resiliência. Apesar da vitória de ontem, a luta continua.” – disse Paulo Sérgio Farias.

Em comunicado, o Sintsama-RJ, entidade filiada à CTB, parabenizou todos os cedaeanos que estiveram na Alerj para acompanhar a votação. Segundo o Sindicato,  a conquista foi um verdadeiro presente de Natal para os trabalhadores da Cedae, sendo alcançada na última votação do último dia de funcionamento da Alerj, a quinta-feira (16) .

Os cedaeanos e cedaeanas se mobilizam agora para a próxima batalha: impedir o leilão do bloco 3, que está previsto para ser feito ainda este ano. O Sintsama-RJ entrou com ação popular para impedir esse crime, com o apoio da população da Zona Oeste. A CTB-RJ está firme nessa luta ao lado do Sintsama-RJ, dos Cedaeanos e do povo do Rio de Janeiro.

Na próxima segunda-feira, 16h, haverá reunião no TCE, com diversos deputados para tratar das irregularidades do leilão da Cedae. A CTB-RJ e o Sintsama-RJ acompanharão os desdobramentos da mesma.

*Contém informações de Sintsama-RJ

Leia também...

Qual a sua opinião?

Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.