CTB INICIA CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES EM PARCERIA COM CES

CTB INICIA CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES EM PARCERIA COM CES

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro em parceria com o Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), realizou, no último fim de semana (25 a 27), uma edição do Curso de Formação de Formadores. A atividade reuniu diversas lideranças sindicais e teve como objetivo formar novos professores para as atividades de formação da central classista. Nas palavras do Secretário de Formação e Cultura da CTB-RJ, Luiz Serafim:

– O processo de formação é mais um instrumento para que possamos realizar o nosso planejamento. Sabemos que quem se informa luta melhor e por isso temos a expectativa de que o núcleo de formadores vai contribuir muito para nossa entidade e nossos núcleos no Rio de Janeiro.

O Presidente Ronaldo Leite avaliou como positiva a iniciativa de realização de um curso de formação de formadores e afirmou que o processos é importante para a elevação do grau de consciência de classe da militância:

– O movimento sindical precisa de formação constante e para a CTB-RJ esse debate acerca da formação sindical de seus dirigentes e militantes é fundamental para elevação do grau de consciência de classe tanto desse militante, quanto da classe trabalhadora.

Uma das professoras presentes ao Curso, Liliana Aparecida de Lima, valorizou a realização do curso e a constituição de uma equipe de formadores classistas:

– Nós temos realizados outros cursos de formação de formadores em outros estados e a expectativa é muito elevada em envolver novos formadores do Rio de Janeiro nessa tarefa de formar trabalhadores de base, elevar a consciência política dos trabalhadores e contar com uma equipe qualificada, que estude constantemente para que o CES e a CTB se fortaleçam nesse processo fundamental de formação dos trabalhadores e dirigentes sindicais.

A Secretária de Formação e Cultura da CTB Nacional, Celina Alves Areas, também valorizou o curso e defendeu que a formação é o caminho para a emancipação da classe trabalhadora.

– A CTB, desde a sua fundação dá prioridade na questão da formação pois acreditamos que somente quando os trabalhadores e trabalhadoras assumirem a consciência política da sua força e seu papel na sociedade é que vamos transformar e emancipar a classe trabalhadora.

O representante do CES, Augusto Cesar Petta, valorizou a parceria entre a CTB e o CES na realização dos cursos de formação para sindicalistas:

– O convênio entre a CTB e o CES faz cursos de formação básica, gestão sindical, planejamento estratégico e dá um impulso na formação sindical e política dos militantes classistas. Entendemos que a formação é fundamental par aos trabalhadores e sindicalistas e a CTB tem dado uma grande força ao estimular essa formação, fazendo com que os sindicalistas compreendam a importância de estudar e participar dos cursos. Dessa forma, podemos construir um sindicalismo atuante, classista, de luta, que possa tanto desenvolver a luta econômica, a luta política e a luta ideológica para construir uma sociedade cada vez mais justa.

Leia também...

Qual a sua opinião?

Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.