CTB-RJ convoca militância para ato da Enfermagem na próxima quinta-feira

Na próxima sexta-feira, dia 30, o Supremo Tribunal Federal deve colocar em votação o Piso da Enfermagem. Aprovado no ano passado, mas ainda sem ser realidade no contracheque da classe trabalhadora, o Piso deve ter seu julgamento finalmente concluído na próxima sexta-feira, dia 30. Os profissionais e as profissionais da enfermagem carioca entram em greve na véspera, dia 29.

Os trabalhadores e as trabalhadoras da enfermagem vão cruzar os braços na próxima quinta-feira. A pauta principal envolve o Piso da Enfermagem, mas as reivindicações da categoria envolvem pontos importantes para toda a sociedade, defendendo a não-estadualização do Hospital da Lagoa e a não privatização do Hospital Municipal Souza Aguiar.

De acordo com as entidades que organizam a atividade, 70% dos profissionais da enfermagem devem parar nos dois dias de paralisação, mantendo hospitais funcionando de acordo com o estabelecido na Constituição Federal. 

“Vamos mostrar a nossa força! Iniciaremos o ato às 13:00h na porta do Hospital Federal dos Servidores, com caminhada para a porta do Hospital Municipal Souza Aguiar. Logo após iremos para a porta da Prefeitura do Rio de Janeiro onde teremos um grande arraial com samba e vigília durante toda madrugada. Sem piso, sem enfermagem” – diz mensagem no site do Satemrj, entidade filiada à CTB que é uma das grandes mobilizadoras para o ato.

As reivindicações da categoria são extensas. Na pauta relacionada à rede federal, os profissionais de enfermagem apresentaram as seguintes reivindicações: a distinção entre piso salarial e remuneração, oposição à estadualização do Hospital Federal da Lagoa, criação do cargo de técnico de enfermagem no Ministério da Saúde, pagamento imediato do piso salarial retroativo a maio de 2023, carreira no Ministério da Saúde e a marcação de uma nova assembleia para o próximo dia 30/06 em frente ao Hospital dos Servidores, juntamente com a paralisação de 48 horas.

Já na pauta relacionada à rede municipal, foram destacadas as seguintes demandas: pagamento do 14º salário, descongelamento dos triênios, Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), reajuste do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos cinco anos para os trabalhadores da enfermagem nas clínicas da Família, acordo coletivo e cláusulas econômicas e sociais, cumprimento do piso salarial da enfermagem e dignidade para os trabalhadores da RioSaúde.

A CTB Rio de Janeiro orienta sua base social a somar forças com as trabalhadoras e os trabalhadores da enfermagem. Tornar o Piso da Enfermagem uma realidade é uma das pautas centrais do Sindicalismo Classista representado pela CTB e pautas como a não-privatização do. Hospital Souza Aguiar e não-estadualização do Hospital da Lagoa são assunto de interesse e que afeta toda classe trabalhadora carioca.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

 Confira abaixo a pauta da Rede federal

📍Aplicação do piso no salário base não na remuneração.

📍Pagamento do piso retroativo a maio.

📍Criação do cargo técnico de enfermagem no MS com devido enquadramento da carreira.

📍30 horas para todos.

📍Carreira e cumprimento do termos de acordo de greve de 2014.

📍Nao ao assédio moral

📍Não a estadualização do Hospital da Lagoa.

 Confira abaixo a pauta da Rede municipal do RJ/ Riosaude e Organizações sociais.

📍Pagamento do 14 salário

📍Descongelamento dos triênios.

📍Garantia do pagamento do piso para os trabalhadores técnicos de enfermagem que estão alocado como auxiliares.

📍PCCS

📍Reajuste do INPC dos últimos 5 anos para os trabalhadores da enfermagem das clínicas da família.

📍Enquadramento por formação dos técnicos de enfermagem na rede municipal.

📍Acordo coletivo e suas cláusulas econômicas e sociais para as OS.

📍Pagamento do piso salarial.

📍Não a privatização do Souza Aguiar.

Confira abaixo a Pauta da Rede estadual

📍No estado temos o compromisso do secretário estadual de saúde Dr Luizinho de pagar o piso, não vamos comprometer a única promessa que temos. Nova assembleias para a rede estadual em 10/07/22.

Ato da Saúde

Quinta-Feira, 29/06
Concentração – 13 horas no Hospital dos Servidores
Caminhada até a Prefeitura!

Pela não privatização do Souza Aguiar
Pela não entrega do Hospital da Lagoa à Rede Estadual

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Escanear o código