- 13 de novembro de 2025
- Publicado por: Marcios Mauricio
- Categoria: Notícias CTB-RJ
Em uma poderosa celebração da Consciência Negra, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Rio de Janeiro (CTB/RJ), com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindmetal Rio) e da Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal), convida todas e todos para o ato político-cultural “Elza Vive! Voz e Luta Contra o Racismo”.
O evento é uma homenagem à memória e à trajetória de Elza Soares, mulher negra, trabalhadora e uma das maiores vozes da música brasileira, que se tornou um símbolo inabalável da resistência contra o racismo, o machismo e a desigualdade de classe. A iniciativa visa também fortalecer a organização das mulheres trabalhadoras e negras no movimento sindical, resgatando a história de Elza, que também foi operária.
A atividade está estruturada para unir a força da luta política com a riqueza da cultura, com o objetivo de discutir o racismo estrutural e o papel da classe trabalhadora na sua superação.
O evento irá contar com um forte ato político, contando com a presença de representantes da CTB-RJ, do Sindicato dos Metalúrgicos do RJ, das Secretarias de Mulheres e de Promoção da Igualdade Racial, além de movimentos culturais e comunitários.
Além de intervenções culturais que tomarao o palco como instrumento de resistência em apresentação musical com repertório de Elza Soares; Poesias e performances negras; Exposição de fotos e vídeos “Elza e o Brasil que canta e resiste” e Espaço Cultural: “Elza é Voz do Povo”, com murais, cartazes e faixas temáticas.
Com o tema “Do chão da fábrica ao palco do mundo: a voz política de Elza Soares”, a roda de conversa contará com a participação de militantes negras do movimento sindical, pesquisadoras de cultura e raça, e jovens artistas e trabalhadoras.
O evento será encerrado com a leitura de uma Carta-Manifesto da CTB-RJ e dos Metalúrgicos, reafirmando o compromisso com a luta antirracista, feminista, a valorização da cultura popular e a defesa da democracia. O final promete um momento de grande emoção com o coro coletivo da música “A carne mais barata do mercado é a carne negra” – um poderoso tributo e um grito de resistência.
Um Chamado à Luta
A CTB-RJ, o Sindmetal e a Fitmetal unem forças na luta por um Brasil antirracista e igualitário, convocando todos a participarem deste importante momento de celebração e mobilização.
“Elza Vive! A voz da mulher negra ecoa nas lutas da classe trabalhadora.”
Data: 28 de novembro de 2025
Horário: 15h às 19h
Local: Sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro
Realização: CTB-RJ, Sindicato dos Metalúrgicos do RJ e Fitmetal