- 12 de novembro de 2025
- Publicado por: Marcios Mauricio
- Categorias: Notícias CTB Nacional, Notícias CTB-RJ
O lançamento do Coletivo de Gênero e Diversidade da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Rio de Janeiro (CTB/RJ) foi um grande sucesso, marcando a noite de 11/11 com uma potente reunião de militantes e personalidades políticas. Com direção de Herbert Corrêa, diretor do Sindicato dos Bancários, o evento focou em debates cruciais sobre trabalho, políticas públicas e as vivências da comunidade LGBTQIAPN+.
“A CTB/RJ está dando um passo importante no sentido da inclusão de ainda mais bandeiras na sua luta. Nossa central, nacionalmente, tem sua história de aproximação com todos os movimentos sociais, porém, o lançamento deste coletivo marca de vez nossa união em torno de uma luta comum. Uma luta que interessa a todas e a todos, na construção de um país com mais justiça e igualdade”, declara Paulo Farias, presidente da CTB/RJ.
A apresentação ficou a cargo de Marcelo Black, diretor da pasta de movimentos sociais da CTB/RJ. A mediação do encontro ficou com Charles Moura, diretor do Sindicato dos Comerciários, e Mayara Brito, diretora da CTB, que ficaram à frente da nova pasta de Gênero e Diversidade, junto ao diretor Herbert.
O encontro reuniu diversas personalidades que estão na linha de frente da luta do movimento LGBT+:
- A deputada Federal, Enfermeira Rejane;
- A deputada estadual, Dani Balbi;
- Diana Conrado, Coordenadora de Diversidade da Prefeitura;
- Roberta Vitorino, Diretora do Sindsprev.
O lançamento também foi valorizado pela presença de lideranças e militantes, cujas contribuições ressaltaram que a pauta do Coletivo vai além das questões de sexo, gênero e representatividade. Foi enfatizado que a comunidade LGBTQIAPN+ deve ocupar todos os espaços e temas da sociedade: trabalho, saúde, educação, segurança, esporte, lazer e cultura.
Foi um momento de muito trabalho que nos rendeu aprendizado. O desafio de organizar este coletivo foi imenso e cheio de responsabilidades, mas juntos aos companheiros conseguimos unir tantas pessoas em torno desta agenda, que agora tem local fixo na CTB/RJ. A partir de agora teremos um espaço de discussão, trocas e construções de pautas. Assim como, fui calorosamente recebido pela CTB, eu digo: todos, todas e todes, podemos contar com essa central, que está de braços abertos e atenta a nossa atuação, finalizou Hebert Corrêa, Diretor do Sindicato dos Bancários.