CTB-RJ participa de atividade da Frente Parlamentar e visita estaleiros de Niterói

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro  (CTB-RJ) participou, na última sexta-feira, de uma visita aos estaleiros Renave e Mauá, na cidade de Niterói, e de uma reunião na Universidade Federal Fluminense (UFF), na mesma cidade, para colher o diagnóstico da situação das empresas e colaborar com a formulação de propostas para retomada do Setor naval. Para a CTB-RJ, participar dessa visita é garantir que essa retomada venha com garantia de direitos para os trabalhadores e trabalhadoras:

“A retomada do protagonismo dessa indústria se reveste tb na retomada dos empregos e queremos assegurar que essa retomada leve em conta a questão dos direitos trabalhistas, da segurança no trabalho e fundamentalmente para que essa indústria recupere seu lugar nesse pais e se torne uma política de estado, uma política permanente”  – comentou Paulo Sérgio Farias, Presidente da CTB-RJ.

O deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), esteve à frente da visita, lembrou do papel importante da indústria naval para o país.

“Em todo o mundo, a Indústria Naval tem papel estratégico: envolve Defesa Nacional, Marinha Mercante, construção naval, navegações de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, interior e atividade portuária, bem como extrativismo mineral, pesca industrial e geração de energia offshore. O domínio da tecnologia e da produção nacional minimamente suficiente dos insumos da longa e complexa cadeia produtiva é parte da nossa soberania. O Brasil não pode abrir mão de sua indústria naval e offshore. “ – disse o parlamentar

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) pontuou que a visita técnica resultou na apresentação de muitas propostas e diagnósticos de gargalos do setor. 

“Nós estamos, de novo, numa fase do País em que o governo quer industrializar o Brasil. Essa indústria faz parte do novo contexto de retomada para que a gente possa soerguer o setor naval, para gerar emprego, renda e produtos brasileiros para a soberania do País.”

Após visitar os dois estaleiros, o grupo de parlamentares e sindicalistas seguiu para a Universidade Federal Fluminense, também em Niterói, onde se reuniram com a Reitoria e debateram o papel da universidade na retomada do setor. A Frente Parlamntar já realizou visita técnica em Rio Grande e São José do Norte, no sul do Rio Grande do Sul, e nas próximas semanas visitará estaleiros em Santa Catarina e Pernambuco.

As atividades, iniciadas logo cedo, somente se encerraram quando já eram noite, com um bom comparecimento da militância para acompanhar a reunião da Frente Parlamentar, feita no auditório do Bloco G, do Campus Gragoatá, da UFF.

A visita acontece em um momento onde o governo federal debate a questão do setor naval. O Portal UOL divulgou, recentemente, que opresidente Luiz Inácio Lula da Silva desaprovou alguns pontos de uma apresentação do CEO da Petrobras, Jean Paul Prates, em virtude do esboço do primeiro orçamento quinquenal da Petrobras sob seu governo ter números insuficientes para a indústria naval.  Segundo o portal, Lula deseja que a Petrobras aumente de quatro para 25 o número de embarcações a serem contratadas no Brasil dentro do plano da subsidiária Transpetro, números que também foram comentados pelos parlamentares durante a visita aos estaleiros fluminenses.

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Escanear o código