Democracia Sim, Anistia Não

No próximo dia 8 de Janeiro completaremos um ano da tentativa – fracassada – da extrema direita dar um golpe na nossa democracia para seguir com seu projeto de destruição nacional. Derrotada nas urnas, a direita revelou a face que durante todo esse tempo a CTB Rio de Janeiro não se furtou a denunciar: a face do golpismo, do desrespeito ao jogo democrático, do ódio aos pobres e periféricos, da misoginia, do racismo e de todos os preconceitos que lutamos contra em nossa sociedade.

Desde o dia seguinte da eleição era possível saber que, em algum momento, eles tentariam algo similar ao que os apoiadores de Donald Trump fizeram nos Estados Unidos. Estradas foram bloqueados, portas de quartéis foram palco de vergonhosos acampamentos, a demora do reconhecimento do resultado das urnas, a conivência de forças armadas com o clamor dos golpistas. Tudo apontava para o que vimos acontecer em 8 de Janeiro.

Em quatro anos de governo Bolsonaro o Brasil perdeu mais de 600 mil vidas para a Covid-19, voltou ao mapa da fome, a taxa de desemprego chegou ao nível de 14,2% (com picos de 22.8% se o recorte for a população jovem entre 18 e 24 anos) e 36% das estatais brasileiras foram privatizadas. Um verdadeiro governo genocida, de desmonte do Estado, profundamente empenhado em destruir direitos e garantir os interesses dos setores mais pútridos da elite brasileira e do mercado financeiro.

Nas urnas, o povo disse não a esse projeto, mas em 8 de janeiro de 2023 o levante Bolsonarista invadiu Brasília e atacou a sede dos três poderes. Palácio do Planalto, Câmara dos Deputados, Senado Federal e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos, com direito a escolta policial dos invasores, depredados, uma tentativa de pelo terror e pelo mas abjeto vandalismo encurralar a nossa democracia e tomar, à força, o poder.

Dessa vez, eles falharam. As instituições foram fortes, a reação rápida, 2.151 golpistas presos em flagrante e um processo que teve seus primeiros réus condenados no segundo semestre desse ano. Um processo que tem que ir até o fim, chegar nos financiadores e nos mentores intelectuais da tentativa de golpe, e dar um exemplo para aqueles que pensem em atentar contra nossa democracia, conhecerem a força da nossa Constituição.

Nenhuma anistia aos golpistas, nenhum abrandamento com aqueles que tentaram ceifar nossa democracia! A CTB-RJ conclama a classe trabalhadora a manter-se atenta, vigilante e irredutível na exigência de justiça para aqueles que tentaram acabar com a nossa democracia.

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Escanear o código