- 14 de outubro de 2025
- Publicado por: Marcios Mauricio
- Categoria: Notícias CTB-RJ

O Governo do Estado do Rio de Janeiro está considerando a possibilidade de vender uma parcela minoritária de suas ações remanescentes na Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE).
Segundo o Valor Econômico, essa avaliação surge em um contexto de debate sobre o futuro da empresa após a privatização dos serviços de água e esgoto do estado, realizada por meio de concessão à iniciativa privada.
A notícia reporta que a ideia em análise seria a alienação de uma fatia minoritária da participação que o Estado ainda detém na companhia, buscando levantar recursos para os cofres estaduais.
QUEREMOS UMA CEDAE DO POVO E 100% PÚBLICA!
Essa reavaliação ocorre em meio a intensa mobilização social. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento, Limpeza Urbana e Áreas Afins do Estado do Rio de Janeiro (Sintsama) e diversos movimentos sociais têm realizado uma forte campanha e atos públicos contra a privatização total da empresa e em defesa de uma “CEDAE pública”.
No último dia 09 de outubro, foi realizado um grande ato que, segundo os organizadores, reivindicou a manutenção da CEDAE como patrimônio público, sob o lema “CEDAE, que é do povo!”. As entidades argumentam que a gestão pública é essencial para garantir o acesso universal e a qualidade dos serviços de saneamento.
A decisão do Governo do Rio de Janeiro de considerar apenas a venda de uma participação minoritária pode ser vista como um resultado direto da pressão popular e das mobilizações realizadas em defesa do caráter público da companhia.
Nossa luta é pela CEDAE 100% pública servindo ao povo. Não aceitaremos o fatiamento de uma empresa vital para o desenvolvimento do povo fluminense.