Lançamento da Cartilha sobre Assédio: Sinpro-Rio e CTB Unidos pela Dignidade no Trabalho

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) participou do importante encontro da diretoria do Sinpro-Rio (Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro) que marcou o lançamento da Cartilha sobre Assédio. A iniciativa, que visa oferecer acolhimento, orientação e suporte jurídico contra esta grave violação, contou com a presença e apoio da CTB/RJ, por meio da Secretaria de Mulheres da CTB.

A criação do material foi resultado da colaboração entre dirigentes do Sinpro-Rio, que também representam o sindicato no núcleo da CTB. Entre elas, destacam-se Maria José, Aparecida de Paula e Vânia, que tiveram um papel crucial na elaboração do documento.

A relevância da cartilha foi enfatizada pela vice-presidente da CTB/RJ e Secretária da Mulher da CTB, Katia Branco, que discursou no evento.

“Esta cartilha é um passo fundamental para dar visibilidade e acolhimento aos casos de assédio que, infelizmente, persistem na nossa categoria. As mulheres da CTB estão engajadas nesta luta diária que é, sim, por respeito e dignidade no ambiente de trabalho. Mas é, sobretudo, uma luta maior pela igualdade de gênero em todos os âmbitos da sociedade. É por isso que seguimos na militância, em apoio e solidariedade, a todas as vítimas”, ressaltou Kátia Branco.

Vania Bretas complementou, destacando a clareza e o impacto da apresentação de Katia Branco:

“Katia Branco trouxe uma abordagem clara e comprometida, que nos ajudou a identificar como práticas abusivas podem se manifestar e, muitas vezes, se naturalizar no cotidiano das organizações, fragilizando a ação coletiva. Ao apresentar ferramentas para agir e prevenir o assédio, ela reforçou a necessidade de construirmos ambientes sindicais mais éticos, acolhedores e respeitosos, onde todas e todos possam atuar com segurança e dignidade.”

Maria José (Zezé), por sua vez, sublinhou a urgência do debate em face do atual contexto de trabalho:

“A lógica neoliberal avança nas rotinas escolares com sobrecarga de trabalho, metas inatingíveis, exercendo todo tipo de assédio. É fundamental que o sindicato busque caminhos de enfrentamento coletivo a essa realidade tão hostil que pode adoecer professores. Discutir o assédio é o caminho para um olhar mais apurado e sensível. Enquanto sindicalistas precisamos construir uma luta por ambientes de trabalho saudáveis e relações trabalhistas justas e dignas. Obrigada a Katia Branco e à CTB.”

Para finalizar, Aparecida de Paula, falou sobre a importância da ação:

“A cartilha irá dar luz a muitos casos e situações. É um material rico e importante na construção desta luta. Seguimos firmes na luta contra todo tipo de assédio. Ambientes de trabalho saudáveis é o que exigimos e brigamos por.”

 

coordenação da mesa

Compartilhe este post