Mulheres do Rio Brilham no Curso de Negociação Coletiva e Igualdade de Gênero

As mulheres da delegação do Rio de Janeiro da CTB/RJ tiveram uma participação de destaque no Curso Intensivo “Negociação Coletiva e Igualdade de Gênero no Mundo do Trabalho”, realizado em Luziânia (GO). O evento, promovido pelo Ministério das Mulheres em parceria com a SENAEC, MTE e CNTI, reuniu cetebistas com o objetivo de fortalecer a presença feminina no sindicalismo e nas mesas de negociação.

A delegação fluminense foi liderada por Katia Branco (Bancários) e Débora Henrique (Sintect-RJ), Secretarias de Mulheres CTB e contribuíram ativamente nos debates. As participantes, incluindo Gisele e Silvania (SIINDIMAR), e Sandra Silva (FESEP e SISMA), engajaram-se nas discussões sobre estratégias para:

  • Combater as desigualdades salariais e estruturais no mundo do trabalho.
  • Aumentar a participação feminina nos espaços de direção sindical.
  • Enfrentar a violência política contra as trabalhadoras.

“Este é um evento grandioso de fortalecimento na luta pelo empoderamento das mulheres. Uma das propostas centrais deste fórum é que, em cada local, tenha o seu próprio fórum estadual das mulheres das centrais sindicais”, destacou Kátia Branco, Secretária de Mulheres da CTB.

A delegação do Rio de Janeiro reitera o compromisso da CTB com a igualdade de gênero e a valorização das trabalhadoras. O conhecimento adquirido será fundamental para enriquecer a atuação sindical no estado e com a luta de todos os segmentos e classes.

“Levar a realidade das trabalhadoras marítimas para este espaço foi fundamental, pois pudemos compartilhar desafios específicos e exemplos do setor marítimo”, declarou a diretora do Sindmar, Silvania Ferreira.

“A oportunidade de estar neste importante curso de negociação reforça que aprender  também fortalece a presença das mulheres nos espaços de decisão. Seguimos na luta pela regulamentação da Convenção 151 da OIT”, pontuou a diretora da FESEP, Sandra Silva.

A CTB reforça que o aprendizado de Luziânia, onde aconteceu o curso, será repassado para todas as mulheres cetebistas de todos os estados do Brasil, com o objetivo principal de ter mais mulheres nas mesas de negociação.

“É fundamental para refletirmos e fortalecermos a presença feminina nas mesas de negociação. É inspirador ver mulheres comprometidas em construir relações de trabalho mais justas e humanas. Seguimos firmes, levando esse conhecimento para a luta diária por mais respeito e valorização!”, finalizou, Débora Henrique, Secretária de Mulheres CTB/RJ.

Compartilhe este post