- 21 de março de 2025
- Publicado por: José Medeiros
- Categoria: Notícias CTB-RJ

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro (CTB-RJ) recebe com imensa tristeza a notícia do falecimento do companheiro Brás Aparecido Gil de Castro, ocorrido em 21 de março de 2025. Brás, nascido em 20 de dezembro de 1955, foi um grande metalúrgico de Volta Redonda, referência na luta sindical e defensor incansável dos direitos da classe trabalhadora.
Atuante e comprometido, participou da histórica greve de 1988, enfrentando com coragem a repressão e ajudando a escrever um dos capítulos mais importantes da luta operária no Brasil. Aposentado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), jamais se afastou das batalhas pelos direitos dos trabalhadores, sendo um ativo apoiador da chapa “A Hora da Mudança”, que teve papel fundamental na devolução do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda para as mãos da categoria.

Brás se tornou amigo e aliado na luta sindical do Presidente Edimar, ajutando a manter o Sindmetal-SF na mão da classe trabalhadora e na vanguarda da luta classista. Como militante na base, nunca hesitou em defender a CTB, central com a qual se identificava plenamente e que agradece nessa nota toda ajuda dada para nos fortalecer junto à classe trabalhadora metalúrgica de Volta Redonda.
Sua trajetória de dedicação e resistência será sempre lembrada como exemplo de compromisso e bravura. Aos familiares, amigos e companheiros de luta, nossa solidariedade neste momento de dor. Perdemos um grande combatente, mas seu legado permanece vivo em cada trabalhador e trabalhadora que segue na trincheira por justiça e dignidade.
Brás Aparecido Gil de Castro, Presente! Hoje e Sempre!
Rio de Janeiro, 21 de Março de 2025
Paulo Sérgio Farias
Presidente
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro (CTB-RJ)