Nota Oficial: CTB Rio de Janeiro reafirma seu apoio ao MST e ao Acampamento Cambahyba

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro manifesta, através da presente nota, a reafirmação do seu apoio ao MST e ao Acampamento Cambahyba, em Campos dos Goytacazes. O assentamento, que resiste desde janeiro de 2021, é uma legítima luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em defesa da Reforma Agrária e, da própria democracia.

Salientamos que os trabalhos na ocupação seguiam bem até que o germe do Bolsonarismo se infiltrou entre os lutadores, o que tem sido prática comum nos dias atuais. Sem interesse na luta, setores de apoio ao Presidente Genocida buscam causar cisões em movimentos populares e o Acampamento Cambahyba foi vítima desse duro golpe. No campo, a atuação dos segmentos bolsonarista tem sido cada vez mais truculentas, com mortes e enfrentamentos com as entidades que lutam pelo direito à terra.

A CTB Rio de Janeiro tem na defesa da Reforma Agrária uma de suas lutas e, na defesa da Democracia, um de seus princípios fundamentais. É por essas questões que seguimos irmanados na luta com os companheiros do MST e de outras entidades da luta do campo, como a Fetagri-RJ, por exemplo. Nossa aliança com o MST é inquebrantável! Uma aliança que tem fortes raízes na unidade para lutar em defesa da Reforma Agrária e do Direito à Terra.

Nossa Central nunca se furtou à luta no campo e na cidade. E agora estará na luta novamente. Somos a entidade que sempre esteve nas ruas em defesa da Democracia, dos Direitos dos Trabalhadores e na defesa da Soberania Nacional. A questão da terra sempre foi um tema importante para nós, que vemos hoje nosso país voltar ao mapa da fome enquanto todas as políticas públicas para o campo são voltadas para as grandes corporações do agronegócio, colocando a agricultura familiar à margem dos investimentos públicos que são extremamente necessários para incentivar essa atividade que bota comida na mesa do povo brasileiro.

Nossa militância seguirá firme na luta e estará ombreada aos companheiros do MST para resistir à essa ação reacionária.

Viva o Acampamento Cambahyba! Fora Bolsonaro!

Rio de Janeiro, 16 de Novembro de 2021