OUTUBRO ROSA E A SAÚDE DA MULHER TRABALHADORA

OUTUBRO ROSA E A SAÚDE DA MULHER TRABALHADORA

O Outubro Rosa é uma importante campanha que mobiliza poder público e movimentos sociais em todos os cantos do país. A CTB também participa dessa campanha e compreende que a preocupação com a saúde da mulher trabalhadora deve ser uma das tarefas de uma central sindical. A Secretária da Mulher Trabalhadora da CTB-RJ, Katia Branco, falou sobre a importância da campanha:

– O Outubro Rosa é uma campanha que ajuda a conscientizar as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também a desmistificação da doença, ajudando assim a salvar vidas e nós, da CTB, vamos atuar com muita dedicação levando informação e prevenção para a vida das trabalhadoras.

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, nos anos 1990 na cidade de Nova Iorque, organizado justamente por familiares e amigos de mulheres diagnosticadas com a doença. Ele é celebrado anualmente no mês de outubro e tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama. No Brasil a campanha sobre conscientização e prevenção do câncer de mama já acontece há mais de 50 anos e é simbolizada pela camiseta branca com o desenho de um alvo no centro.

O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 520 mil mortes estimadas por ano. O INCA estima que entre os anos de 2014 e 2015 sejam diagnosticados 57.120 novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco estimado de 56,09 casos para cada 100 mil mulheres.

Leia também...

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *