SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS SE REUNE COM TRABALHADORES DO RIO SUL

SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS SE REUNE COM TRABALHADORES DO RIO SUL

O presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio, Márcio Ayer, e os diretores Marcelo Black e Josué Pereira conversaram com trabalhadores do shopping Rio Sul, na última quinta-feira (9/03), para colher sugestões para a próxima campanha salarial dos comerciários cariocas. Foi o primeiro encontro da série “Márcio Dá o Papo”, que nas próximas edições será dirigido aos comerciários (sindicalizados ou não) do Norte Shopping, Nova América, Barra Shopping e das regiões do Centro/ SAARA, Grande Méier, Madureira, Campo Grande e Miguel Pereira/ Paty do Alferes.

Márcio abriu o papo, realizado no refeitório do Sindicato no Rio Sul, informando que a Assembleia de lançamento da campanha salarial será em abril. Ele ressaltou, no entanto, que o processo começa agora nas rodas de conversa, fundamentais para construir a pauta de reivindicações que será negociada com os patrões. “A gente ouve os comerciários todo dia, nas lojas, no Sindicato, nas ruas e também nas redes sociais. Nas rodas de conversa, vamos aproveitar essa ‘escuta’ para confirmar quais pautas são prioritárias para a categoria na luta por melhores salários, mais direitos e mais respeito para trabalhar”, explicou o presidente.

Prioridades – Após a abertura, os comerciários se dividiram em grupos para escolher por quais direitos e benefícios o Sindicato deve focar seus esforços durante as negociações. Na sequência, as propostas escolhidas foram apresentadas ao conjunto dos presentes para uma última eleição. Entre as mais votadas ficaram o tíquete refeição diário, o plano de saúde e o fim do acúmulo de função, sendo essa última defendida como uma forma de enfrentar o desemprego no comércio.

O papo não parou por aí. Após a escolha das reivindicações prioritárias, os comerciários puderam tirar dúvidas, fazer consultas trabalhistas e utilizar outros serviços do Sindicato nos postos de atendimento montados pelo Departamento Jurídico, pelo Departamento Cultural e pelo Setor de Denúncias da entidade.

Orgânica – Animado com a conversa, o diretor Josué disse acreditar que as rodas vão tornar ainda mais próxima a relação dos comerciários com o Sindicato. “Nossa gestão dá muito valor à participação direta dos trabalhadores no processo de decisão. Vocês que estão mais interessados e vieram hoje aqui precisam nos ajudar a trazer mais gente para esse debate. Precisamos que muita gente participe e que tenhamos grandes assembleias, para demonstrar nossa força. Deu certo no ano passado, quando conquistamos aumento nos salários e vários outros avanços. Esse ano, com cenário de crise, vamos precisar redobrar a participação. Só assim teremos conquistas”, comentou o diretor.

 

Fonte: SEC-RJ

Leia também...

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *