Sindimetal-Rio: Em Defesa da Indústria Naval do Rio de Janeiro

Sindimetal-Rio: Em Defesa da Indústria Naval do Rio de Janeiro

O Sindimetal-Rio publicou no jornal O DIA, desta quarta-feira, dia 23, mensagem à sociedade sobre a recente decisão do governo do estado em tornar o estaleiro Caneco, no Caju, em um centro pesqueiro.

Veja abaixo:

Em Defesa da Indústria Naval do Rio de Janeiro

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro recebeu na última semana a notícia de que o Estaleiro Caneco, localizado no bairro do Caju, zona portuária do Rio, foi arrematado pelo Governo do Estado para ser transformado em um complexo pesqueiro.  

O Estaleiro Caneco, fundado em 1886, faz parte da história da indústria naval do país, sendo o Rio de Janeiro berço deste setor. Milhares de empregos foram perdidos com o fechamento dos estaleiros no RJ nos últimos anos, hoje praticamente com o setor parado. Só o Caneco tinha capacidade para construir navios de até 2.500 toneladas.  

Com essa decisão, o Rio de Janeiro perde a oportunidade de ser novamente o celeiro da indústria naval e do petróleo, que poderia gerar empregos de qualidade, renda e impostos para o nosso estado. Infelizmente, em nenhum momento o governador chamou o sindicato dos trabalhadores e demais setores para dialogar sobre a importância daquela área. O complexo tem uma área de 135 mil m², com infraestrutura para receber investimentos e alavancar novamente o setor naval. 

O Sindicato espera que o governador reavalie as mudanças sugeridas para o local, que dialogue com o sindicato e os setores empresariais da indústria naval para que se chegue a uma proposta que possa comtemplar todos os segmentos, com o objetivo de trazer empregos e renda para o Rio de Janeiro. 

Leia também...

Qual a sua opinião?

Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.