Solidariedade à Deputada Sâmia Bomfim e ao Deputado Glauber Braga

A Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro manifesta, através da presente nota oficial, todo seu pesar e estarrecimento com o brutal assassinato dos médicos Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida, ocorrido no início da madrugada dessa quinta-feira, em um quiosque em frente ao Hotel Windsor na Barra da Tijuca com pelo menos 20 tiros disparados à queima roupa. Manifestamos também toda nossa solidariedade às famílias e, em especial, à deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e ao deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), respectivamente irmã e cunhado de Diego Ralf Bomfim, uma das vítimas. Esse crime bárbaro não pode ficar impune.

Os médicos não foram roubados, não reagiram a nenhuma situação de violência, estavam apenas tomando sua cerveja à beira da praia quando foram covardemente alvejado pelos tiros dos bandidos, que fugiram logo em seguida. Tudo aponta para crime de execução. O Ministro da Justiça, Flávio Dino, ordenou que a Polícia Federal participe das investigações e não descarta a possibilidade de crime político em virtude da atuação parlamentar da deputada Sâmia e do deputado Glauber.

Há cinco anos atrás, o Rio de Janeiro foi palco de um crime político, o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), ainda sem solução, cuja repercussão rompe fronteiras do nosso país. De lá pra cá, a violência política no Brasil só aumentou tirando vidas e tornado a atividade política, em si, perigosa. Somente em 2022 o Brasil contabilizou 26 assassinatos contra lideranças políticas. O número foi o maior já registrado em campanhas eleitorais desde a redemocratização. 

A CTB-Rio de Janeiro exige das autoridades responsáveis profunda investigação sobre os responsáveis pelo assassinato dos médicos nessa madrugada. A violência – seja ela política ou não – no Rio de Janeiro  precisa ser combatida de forma eficaz. O povo fluminense quer e precisa de paz. Mais do que frases feitas, como as ditas pelo governador Claudio Castro na posse do novo secretário de polícia civil, precisamos de políticas públicas que verdadeiramente combatam o crime organizado em nosso Estado.

Rio de Janeiro, 5 de outubro de 2023

Paulo Sérgio Farias

Presidente da CTB-RJ

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Escanear o código