UBM completa 30 anos com atividade no Cedim

UBM completa 30 anos com atividade no Cedim

A União Brasileira de Mulheres (UBM), entidade irmã na luta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, comemorou, nesta sexta-feira (17), seus 30 anos de existência na sede do Cedim. O local escolhido para comemoração é simbólico, uma vez que a UBM atualmente preside o conselho, sendo a primeira entidade do movimento social a conseguir tal êxito.

Cerca de 200 pessoas, a ampla maioria mulheres, compareceram para prestigiar a entidade por suas três décadas de luta em defesa da emancipação das mulheres. Parlamentares de municípios como Natividade, Itatiaia e Resende, lideranças municipais e regionais, representantes de movimentos sociais, marcaram presença no evento que reuniu 12 municípios do Rio de Janeiro.

“A UBM é um patrimônio das mulheres brasileiras. Uma entidade que defende a democracia, a emancipação das mulheres, o desenvolvimento, a igualdade de salários e oportunidades e combate o machismo diariamente.” – afirmou Kátia Branco, Secretária da Mulher Trabalhadora da CTB RJ.

A Coordenadora Geral da UBM, Helena Piragibe, valorizou o histórico da entidade, que hoje enfrenta todo retrocesso que o golpe trouxe para o nosso país:

“O Rio de Janeiro está, hoje, realizando um evento comemorativo pela passagem das 30 anos da União Brasileira de Mulheres (UBM), que nasceu com a união das correntes emancipacionista na luta pela democracia e na luta pela emancipação das mulheres contra toda opressão. Essa entidade, hoje, mantém um papel muito importante na sociedade. Um papel de resistência a esse desmonte que acontece em nosso país com a destruição de todas as políticas públicas conquistadas ao longo das duas últimas décadas.”

As comemorações seguem pela tarde, com uma animada roda de samba para comemorar a trajetória dessa entidade tão importante para os movimentos sociais.

Leia também...

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *