- 18 de agosto de 2025
- Publicado por: Marcios Mauricio
- Categorias: Notícias CTB Nacional, Política

Um manifesto sobre a Soberania Nacional e a Democracia
É fundamental reconhecer que a soberania nacional brasileira está sob ataque e nossa democracia corre perigo. O Brasil, que está à frente dos Estados Unidos no ranking de democracias, Segundo Steven Levitsky, autor do best-seller Como as democracias morrem e professor de Harvard. se tornou um alvo cotidiano de Donald Trump.
A motivação para esses ataques reside nas vastas riquezas do nosso país. A disputa por recursos naturais estratégicos coloca o Brasil no centro das atenções globais, e é exatamente por isso que a nossa soberania e democracia se tornaram alvos. Entre essas riquezas, destacam-se:
- Água potável: O Brasil detém uma das maiores reservas de água doce do mundo.
- Terras raras: Somos detentores de minerais cruciais para a indústria de alta tecnologia.
- Petróleo: As reservas do pré-sal representam uma riqueza inestimável e um recurso energético vital para o futuro.
Proteger esses recursos é defender o nosso futuro. A soberania e a democracia do nosso país são inegociáveis.
Por isso, a CTB/RJ, juntamente com mais de cem entidades da sociedade civil, convoca toda a sua militância, sindicatos filiados e movimentos sociais para um importante ato em Defesa da Soberania Nacional e da Democracia. A manifestação será realizada no dia 1º de setembro (segunda-feira), às 18h, na sede do Clube de Engenharia do Brasil.
O ato conta com categorias profissionais, estudantes, setor acadêmico e parlamentares, a CTB/RJ reforça seu repúdio às tentativas de interferência externa no país e às agressões sofridas pelas instituições democráticas.
Paulo Faria, presidente da CTB/RJ, destaca a importância do ato: “A soberania e a democracia do nosso país são inegociáveis! Daremos um grito de resistência contra as agressões do governo americano, que estão ameaçando nossa soberania e democracia. Essa é a nossa resposta a esses bolsonaristas que, com suas atitudes, se mostram traidores da pátria e falsos defensores do Brasil.”
Após a manifestação, será divulgado um Manifesto em conjunto, e as entidades pretendem instituir uma Assembleia Permanente pela Soberania, além de promover outros encontros para fortalecer o movimento.
Ato em Defesa da Soberania Nacional e da Democracia:
- DATA: 01/09 (segunda-feira)
- HORÁRIO: 18h
- LOCAL: Av. Rio Branco, 124 – 25º andar – Centro – Rio de Janeiro
A sua presença é fundamental para fortalecermos a nossa voz!