CTB-RJ participa de “Feira Rosa” e faz conscientização sobre câncer de mama e próstata

A CTB Rio de Janeiro sempre teve entre suas pautas a preocupação constante com a saúde do trabalhador e da trabalhadora.

Foi nesse sentido que a Secretaria da Mulher Trabalhadora, comandada pela companheira Kátia Branco, se envolveu na construção, junto à Comissão dos Direitos das mulheres (CDDM) da ALERJ para a construção da “Feira Rosa” na última quinta-feira (31).

A entidade, no entanto, inovou na abordagem do evento, trazendo, além do fundamental tema da prevenção ao Câncer de Mama, também o tema do combate ao câncer de Próstata.

“Hoje é 31 de Outubro, último dia institucional da campanha Outubro Rosa. Amanhã, 1º de Novembro, começamos com o Novembro Azul. Nós, da CTB Rio de Janeiro sabemos da importância da prevenção, então, decidimos, trazer, em nosso informativo, tanto o debate do Outubro Rosa cessante, quanto o do Novembro Azul. Combater o Câncer de Mama e de Próstata é muito importante e a CTB está firme e atuante nessa conscientização.”- afirmou Kátia Branco.

A atividade foi organizada pela Comissão da ALERJ, mas com apoio fundamental das CTB-RJ, como afirmou, em entrevista exclusiva ao nosso portal, a Presidenta da Comissão, a Deputada Estadual Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ).

“Queria agradecer a participação da CTB, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, nessa atividade do Outubro Rosa. Essa atividade visa chamar atenção da população para o câncer de mama, que atinge homens e mulheres, muito mais mulheres. É uma doença que faz com que o poder público precise assumir sua responsabilidade com mamógrafos, com exames, com profissionais de saúde. O Câncer de Mama é uma das doenças que mais mata mulheres em nosso país. Muito obrigado pelo apoio, CTB. Outubro Rosa é todo dia e seguimos na luta pela saúde das mulheres.” – afirmou a Deputada.

A Secretaria da Mulher Trabalhadora da CTB-RJ, além de panfletos de conscientização, levou ao evento uma aula pública, ministrada pela Enfermeira Maria Beatriz Kneipp Dias, da área de detecção precoce do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que explicou os riscos da doença e métodos de prevenção.

Falando ao Portal CTB-RJ, Maria Beatriz comentou a importância do Outubro Rosa e de serviços de saúde prontos para a prevenção desse e de outros tipos de Câncer:

“O Outubro Rosa é um espaço de mobilização para chamar atenção ao problema do Câncer de Mama, que é um problema diário. É uma ação específica de informação e comunicação para alertar a população sobre os riscos do Câncer de Mama. As ações de prevenção e detecção do Câncer de mama tem que ser diárias. Precisamos garantir sempre ter a população informada em relação aos riscos do Câncer de Mama, profissionais de saúde capacitados para atender e, também, serviços de saúde prontos e preparados para o atendimento. Sem essas três coisas, não conseguimos enfrentar qualquer tipo de Câncer.”

Compartilhe este post


Precisa de ajuda?
Scan the code